Congresso discute o autismo aplicado ao SUS

O evento científico busca trazer propostas de intervenção efetiva e de alta relevância para o sistema público de saúde brasileiro. Reúne  especialistas para debater modelos efetivos para o autismo para que futuramente possam ser implantados no SUS.

Os custos para assistir crianças com autismo em países desenvolvidos, como a Inglaterra, são  extremamente altos, tendo sido estimados em cerca de 2,7 bilhões de libras por ano (Knapp et al 20121). Não existem dados desta natureza no Brasil, mas dados informais fornecidos por famílias de classe A da cidade e do interior de São Paulo (potencialmente entre os mais altos do país) apontam na mesma direção.

Segundo pais, os custos adicionais de uma criança diagnosticada dentro do espectro do autismo variam entre 24 e 72 mil reais/ano e o custo de uma instituição especializada na cidade de São Paulo para um programa de meio período é de aproximadamente R$ 20 mil/ano.

Essas informações demonstram o impacto financeiro e social do autismo para as famílias e consequentemente para o SUS. Por isso, propostas de intervenção efetivas e com menores custos são, atualmente, de alta relevância para o sistema público de saúde brasileiro.

Um evento científico que reúna especialistas para debater modelos efetivos para o autismo é importante propulsor na identificação de propostas desta natureza que poderiam ser futuramente implantadas no SUS.

A Organização não governamental, Autismo&Realidade – Associação de Estudos e Apoio, tem se dedicado à causa do autismo desde 2010 e realizado iniciativas no campo da conscientização e na capacitação de recursos humanos e apoio a projetos/eventos científicos, em diversas regiões do Brasil. Por ter como um de seus objetivos estimular, apoiar e divulgar estudos científicos, cujos resultados possam beneficiar as pessoas com autismo, vem de encontro a seu interesse em coordenar um evento científico sobre autismo, principalmente com foco no SUS.

Considerando tudo isso, os objetivos gerais desta proposta são: viabilizar e facilitar o conhecimento na área do autismo e proporcionar o intercâmbio científico entre pesquisadores, clínicos, pais e gestores das áreas da saúde visando elaborar propostas aplicáveis ao SUS.

Local: Memorial da América Latina/ End: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo – SP

http://autismoerealidade.org/noticias/inscricoes-abertas-1o-congresso-brasileiro-de-autismo-aplicado-ao-sistema-unico-de-saude-sus/

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *