Autismo Projeto IntegrarAutismo Projeto Integrar
  • Home
  • Quem somos
    • Sobre o Projeto
    • De Pais para Pais
    • Nossa intenção
    • Nossa motivação
    • Colaboradores
  • Desenhos
    • O que são
    • Como usar
    • Todos os Desenhos
    • :: Higiene
    • :: Comportamento
    • :: Contexto Escolar
    • :: Cotidiano
  • Sobre o Autismo
    • Definições
    • Aspectos legais
    • Tipos de tratamento
    • Outras referências
  • Inclusão
    • APP para celular
    • A escola preparada
    • Atitudes favoráveis
    • Rotina e Noção Temporal
  • Curso EAD
    • Sobre o curso EAD
    • Aula 1
    • Aula 2
    • Aula 3
    • Aula 4
    • Aula 5
  • Blog
    • Últimos posts
    • Notícias
    • Autismo e música
    • Dia 2 de abril
    • Vídeos e Palestras
  • Fale conosco
  • Home
  • Quem somos
    • Sobre o Projeto
    • De Pais para Pais
    • Nossa intenção
    • Nossa motivação
    • Colaboradores
  • Desenhos
    • O que são
    • Como usar
    • Todos os Desenhos
    • :: Higiene
    • :: Comportamento
    • :: Contexto Escolar
    • :: Cotidiano
  • Sobre o Autismo
    • Definições
    • Aspectos legais
    • Tipos de tratamento
    • Outras referências
  • Inclusão
    • APP para celular
    • A escola preparada
    • Atitudes favoráveis
    • Rotina e Noção Temporal
  • Curso EAD
    • Sobre o curso EAD
    • Aula 1
    • Aula 2
    • Aula 3
    • Aula 4
    • Aula 5
  • Blog
    • Últimos posts
    • Notícias
    • Autismo e música
    • Dia 2 de abril
    • Vídeos e Palestras
  • Fale conosco

Curso EAD

  • Home
  • Curso EAD
  • Aula 3 – Por onde começar (parte II)

Aula 3 – Por onde começar (parte II)

  • Postado por Adriana Godoy
  • Categorias Curso EAD
  • Data 29/11/2016
  • Comentário 0 comentários

Olá, seja bem-vinda, seja bem-vindo!

Estamos na última parte do MÓDULO B – POR ONDE COMEÇAR (acesse a primeira parte deste módulo aqui).

A videoaula 3 que você assistirá a seguir compreende dois momentos:

Na primeira etapa, a convite do projeto, a Dra. Joana Portolese, Neuropsicóloga do Instituto Pensi e do Instituto de Psiquiatria da USP, faz uma importante fundamentação conceitual sobre o autismo e sobre o uso de recursos visuais estruturados para a aprendizagem de Atividades de Vida Diária (AVDs).

Como é um tema um pouco mais complexo, sugerimos que, ao assistir o vídeo, você faça pausas e assista novamente os trechos que tiver mais dificuldade de compreender, a fim de não perder nenhuma explicação, pois elas são muito importantes.

Na segunda etapa do vídeo, Adriana Godoy, coordenadora do Autismo Projeto Integrar, apresenta alguns desenhos voltados para o desenvolvimento e AVDs e várias dicas de como trabalha-los com a criança.

 


DESCRIÇÃO GERAL

Nome do curso:

Como elaborar Desenhos Roteirizados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Objetivo do curso:

Capacitar familiares e outros interessados a produzir Desenhos Roteirizados adequados à pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) com quem convivem.

Título da Aula:

Aula 3 (Módulo B): Por onde começar – parte II

Objetivos educacionais desta aula:

  • Alinhar os conhecimentos dos alunos sobre as principais as principais características de pessoas com TEA, de acordo com Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-5 (2014).
  • Refletir sobre a importância do uso de recursos visuais estruturados, como os Desenhos Roteirizados, para a aprendizagem de Atividades de Vida Diária (AVDs).
  • Exemplificar o conteúdo teórico estudado, por meio da análise de Desenhos Roteirizados voltados para o aprendizado de habilidades de autocuidado e de habilidades de socialização de pessoas com TEA.

Metodologia de Aprendizagem (passo a passo):

  • Assista à vídeo aula indicada abaixo.
  • Baixe o material de apoio em PDF, com conteúdos e links complementares – LINK
  • Responda às perguntas de múltipla escolha da avaliação (isso vai ajudar a você a reforçar seu aprendizado) – LINK
  • Converse conosco na área de comentários abaixo.

Observação:

Esta aula está sendo disponibilizada de forma gratuita por tempo limitado.

 


VIDEOAULA 3

 


EXPEDIENTE

  • PROJETO: “Usando Desenhos Roteirizados para assegurar aos autistas autonomia e aprendizado”.
  • COORDENAÇÃO GERAL: Adriana Godoy e Neimer Gianvechio
  • PRODUÇÃO: OLHAR CIDADÃO Estratégias para o Desenvolvimento Humano – link
  • EQUIPE: Marcelo Nonato (coord.), André Luiz Monteiro, Clara Nonato, Eni Monteiro, Fátima Falcão, Luciana Borges, Mariana Rodrigues, Rodrigo Bueno e Tânia Parreira.
  • DESENVOLVIMENTO WEB: SobreApps – link
  • PATROCÍNIO: Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADESAMPA) /  Edital Vai Tec – 1ª edição – link
  • AGRADECIMENTOS ESPECIAIS: Dra. Joana Teixeira Portolese Pascalicchio (Instituto Pensi), Marcela Godoy (roteirista) e Octavio Cariello (ilustrador).

 


Assista a Aula anterior clicando AQUI

Assista a próxima Aula, clicando AQUI

  • Compartilhar:
Adriana Godoy

Artigo anterior

Aula 2 - Por onde começar (parte I)
29/11/2016

Artigo seguinte

Aula 4 - Como elaborar um ROTEIRO (parte I)
30 novembro, 2016

Deixe uma mensagem Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclusão escolar

A inclusão escolar é preparação para vida e ela necessita compromisso da escola e comunidade
22set2021
O Decreto da Exclusão e a Luta da Pessoa Autista na garantia de seus direitos históricamente violados.
22set2021
Educação Inclusiva; Educação Especializada na Perspectiva da Educação Inclusiva e a Flexibilização de Conteúdo.
27fev2021
STF e a decisão sobre a obrigatoriedade da garantia do Profissional de Apoio ou Professor Auxiliar
27nov2018
Autismo: “Goela abaixo da Educação”
09maio2018

Últimos posts

A inclusão escolar é preparação para vida e ela necessita compromisso da escola e comunidade
22set2021
O Decreto da Exclusão e a Luta da Pessoa Autista na garantia de seus direitos históricamente violados.
22set2021
Victor de Godoy, um jovem autista nível II de suporte e o usufruir do Ensino Inclusivo, suas garantias e direitos.
21set2021
Educação Inclusiva; Educação Especializada na Perspectiva da Educação Inclusiva e a Flexibilização de Conteúdo.
27fev2021
Os Cachorros Latem
22jan2021

Seja um Colaborador

Prezado leitor, você ou sua instituição utiliza nossos desenhos? Você os recomendaria aos seus colegas ou às pessoas que você assiste?

Entre em contato pelo e-mail integrarprojeto@gmail.com e torne-se um "Colaborador Espontâneo", validando o nosso trabalho.

© 2019 Autismo Projeto Integrar