Autismo Projeto IntegrarAutismo Projeto Integrar
  • Home
  • Quem somos
    • Sobre o Projeto
    • De Pais para Pais
    • Nossa intenção
    • Nossa motivação
    • Colaboradores
  • Desenhos
    • O que são
    • Como usar
    • Todos os Desenhos
    • :: Higiene
    • :: Comportamento
    • :: Contexto Escolar
    • :: Cotidiano
  • Sobre o Autismo
    • Definições
    • Aspectos legais
    • Tipos de tratamento
    • Outras referências
  • Inclusão
    • APP para celular
    • A escola preparada
    • Atitudes favoráveis
    • Rotina e Noção Temporal
  • Curso EAD
    • Sobre o curso EAD
    • Aula 1
    • Aula 2
    • Aula 3
    • Aula 4
    • Aula 5
  • Blog
    • Últimos posts
    • Notícias
    • Autismo e música
    • Dia 2 de abril
    • Vídeos e Palestras
  • Fale conosco
  • Home
  • Quem somos
    • Sobre o Projeto
    • De Pais para Pais
    • Nossa intenção
    • Nossa motivação
    • Colaboradores
  • Desenhos
    • O que são
    • Como usar
    • Todos os Desenhos
    • :: Higiene
    • :: Comportamento
    • :: Contexto Escolar
    • :: Cotidiano
  • Sobre o Autismo
    • Definições
    • Aspectos legais
    • Tipos de tratamento
    • Outras referências
  • Inclusão
    • APP para celular
    • A escola preparada
    • Atitudes favoráveis
    • Rotina e Noção Temporal
  • Curso EAD
    • Sobre o curso EAD
    • Aula 1
    • Aula 2
    • Aula 3
    • Aula 4
    • Aula 5
  • Blog
    • Últimos posts
    • Notícias
    • Autismo e música
    • Dia 2 de abril
    • Vídeos e Palestras
  • Fale conosco

Sobre nós

  • Home
  • Sobre nós
  • De Pais para Pais

De Pais para Pais

  • Postado por Projeto Integrar
  • Categorias Sobre nós
  • Data 11/09/2013

“Conviver com o autismo é semear e cuidar, fazendo com que sua dedicação seja a ponte para que o autista desabroche e floresça numa linda flor ou frondosa árvore”.

(Adriana Godoy- mãe/ idealizadora do Autismo Projeto Integrar)


 

“Olá, mães, pais e familiares, bem vindos!

Nesse site partilhamos experiências.

Nossa intenção principal é nos fortalecer, usando criatividade e buscando soluções para as dificuldades que até então não conhecíamos.

Em nosso dia a dia, procuramos lembrar que dentro de toda fragilidade que impera na sensibilidade do autista, eles possuem habilidades e precisam ser encorajados e fortalecidos para enfrentar suas dificuldades e vencer a difícil interpretação do mundo a sua volta.

A vida nos ensina que nenhum crescimento acontece se não tolhermos determinados prazeres. Se nosso filho não autista tiver uma prova escolar (seu desafio), ele assistirá menos televisão para que tenha mais tempo para estudar, isso é um fato. 

Tornemos as questões específicas de nossos filhos autistas um fato, algo para tratarmos com mais naturalidade. Dessa forma podemos orienta-los nos sentindo mais seguros ao faze-lo, abrindo assim, a possibilidade de encararmos nossos desafios com alegria. E mesmo sendo, por vezes, algo não tão prazeroso, principalmente a nós, é preciso ser feito.

Se refletirmos veremos que, assim como todas as terapias e orientações que lutamos para oferecer aos nossos filhos, é igualmente importante a nossa atitude para com eles em nossos lares.

Não vamos transformar o novo num fardo e sim, tornar nossa atitude orientadora, presente constantemente.

O trabalho realizado fora de casa deve estar no convívio com nossos filhos, não vamos nos julgar incapazes de faze-lo e acima de tudo, sempre há tempo. O desafio e dificuldade é comum tanto aos terapeutas quanto a nós pais. Vamos utilizar de nosso amor incondicional para manter nossa boa vontade e atitude ativa em todos os momentos.

Não é fácil.

A paciência e perseverança não são virtudes natas, mas algo que conquistamos dia a dia, e cada dia com uma intensidade, uns dias mais, outros menos, mas verdadeiramente são nossas grandes aliadas.

Acredito na troca.

É preciso saber escutar os médicos e terapeutas, eles nos ensinam com a sabedoria clínica as observações externas sobre nossos filhos, àquilo que por vezes não enxergamos. Nos mostram a relação do mundo para com eles e deles para com o mundo. E nós pais ensinamos aos terapeutas a sabedoria do amor e acima de tudo, a importância de nossas descobertas através das nossas reflexões. 

Converse com seus médicos cordialmente e de igual para igual, saiba e se interesse pelo assunto, questione e participe a favor. Exija respeito de sua equipe terapêutica sobre suas observações, os pais sabem e percebem seus filhos. E vale lembrar, ouvir a experiência de um médico especializado em autismo faz toda a diferença, cuide para não trocar ideia com aquele que não conhece a área, correndo o risco de alimentar especulações, fiquem atentos apenas para o excesso de estereótipo que se cria, todo ser humano é único. 

Porém, acima de tudo, nós somos os pais, logo somos nós que determinamos a educação que daremos aos nossos filhos e esse é o parâmetro que deve ser seguido.  E essa é a pergunta que devemos fazer ao educa-los: o que queremos ensinar aos nossos filhos?

Sempre reforçamos esses pensamentos nos ajudando assim a caminhar com felicidade e tranquilidade, fortalecendo nossas atitudes.

Enxergamos o tempo como nosso grande amigo e esse tempo é que mostrará o resultado de nossas ações.

Nosso filho é novo, 10 anos e há 06 anos que intervenções são feitas, temos muito, muito o que passar com ele ainda… Muitos de vocês que estão lendo, estão em nossa velocidade, ainda nem começaram ou estão “anos-luz” à nossa frente, não há problema nisso, temos questões em comum, o que acredito, já nos torna parte de um mesmo grupo. Esse é o Elo.

Obrigada pela possibilidade de dividir àquilo que nos ajuda.

Que seja bom para vocês como é para nós”.

Adriana Godoy (mãe- Idealizadora do Autismo Projeto Integrar).

São Paulo, 11/09/2013. Data de lançamento oficial do site Autismo Projeto Integrar

  • Compartilhar:
Projeto Integrar

Artigo anterior

Links para se informar sobre o autismo
11/09/2013

Artigo seguinte

Protocolo do Estado de São Paulo (TEA)
10 junho, 2014

Inclusão escolar

A inclusão escolar é preparação para vida e ela necessita compromisso da escola e comunidade
22set2021
O Decreto da Exclusão e a Luta da Pessoa Autista na garantia de seus direitos históricamente violados.
22set2021
Educação Inclusiva; Educação Especializada na Perspectiva da Educação Inclusiva e a Flexibilização de Conteúdo.
27fev2021
STF e a decisão sobre a obrigatoriedade da garantia do Profissional de Apoio ou Professor Auxiliar
27nov2018
Autismo: “Goela abaixo da Educação”
09maio2018

Últimos posts

A inclusão escolar é preparação para vida e ela necessita compromisso da escola e comunidade
22set2021
O Decreto da Exclusão e a Luta da Pessoa Autista na garantia de seus direitos históricamente violados.
22set2021
Victor de Godoy, um jovem autista nível II de suporte e o usufruir do Ensino Inclusivo, suas garantias e direitos.
21set2021
Educação Inclusiva; Educação Especializada na Perspectiva da Educação Inclusiva e a Flexibilização de Conteúdo.
27fev2021
Os Cachorros Latem
22jan2021

Seja um Colaborador

Prezado leitor, você ou sua instituição utiliza nossos desenhos? Você os recomendaria aos seus colegas ou às pessoas que você assiste?

Entre em contato pelo e-mail integrarprojeto@gmail.com e torne-se um "Colaborador Espontâneo", validando o nosso trabalho.

© 2019 Autismo Projeto Integrar