Autismo Projeto IntegrarAutismo Projeto Integrar
  • Home
  • Quem somos
    • Sobre o Projeto
    • De Pais para Pais
    • Nossa intenção
    • Nossa motivação
    • Colaboradores
  • Desenhos
    • O que são
    • Como usar
    • Todos os Desenhos
    • :: Higiene
    • :: Comportamento
    • :: Contexto Escolar
    • :: Cotidiano
  • Sobre o Autismo
    • Definições
    • Aspectos legais
    • Tipos de tratamento
    • Outras referências
  • Inclusão
    • APP para celular
    • A escola preparada
    • Atitudes favoráveis
    • Rotina e Noção Temporal
  • Curso EAD
    • Sobre o curso EAD
    • Aula 1
    • Aula 2
    • Aula 3
    • Aula 4
    • Aula 5
  • Blog
    • Últimos posts
    • Notícias
    • Autismo e música
    • Dia 2 de abril
    • Vídeos e Palestras
  • Fale conosco
  • Home
  • Quem somos
    • Sobre o Projeto
    • De Pais para Pais
    • Nossa intenção
    • Nossa motivação
    • Colaboradores
  • Desenhos
    • O que são
    • Como usar
    • Todos os Desenhos
    • :: Higiene
    • :: Comportamento
    • :: Contexto Escolar
    • :: Cotidiano
  • Sobre o Autismo
    • Definições
    • Aspectos legais
    • Tipos de tratamento
    • Outras referências
  • Inclusão
    • APP para celular
    • A escola preparada
    • Atitudes favoráveis
    • Rotina e Noção Temporal
  • Curso EAD
    • Sobre o curso EAD
    • Aula 1
    • Aula 2
    • Aula 3
    • Aula 4
    • Aula 5
  • Blog
    • Últimos posts
    • Notícias
    • Autismo e música
    • Dia 2 de abril
    • Vídeos e Palestras
  • Fale conosco

Atitudes favoráveis

  • Home
  • Atitudes favoráveis
  • Painel de ações

Painel de ações

  • Postado por Projeto Integrar
  • Categorias Atitudes favoráveis, Rotina e Noção Temporal
  • Data 25/10/2013
  • Comentário 7 comments

Antecipar para nosso filho ou aluno o momento que ele se encontra e o que fará posteriormente o ajuda a entender o conceito de tempo tão difícil para ele. Essa dificuldade de entendimento sobre a duração do tempo faz com que os sentimentos de ansiedade se aflorem gerando angústia e assim os disparos de nervosismos e ansiedade tendem a aparecer com frequência.

Na prática, se ele tiver uma ação para fazer que não goste muito,  entenderá que em seguida virá outra coisa e não ficará preso a essa sensação de insatisfação por fazer algo que não quer ou tem dificuldade (o que também gera outro motivo de resistência). E isso se aplica também àquilo que ele gosta demais ou tem fixação, o ajudamos a entender que ele irá fazer “outras coisas” e não só àquilo que ele deseja.

O ajuda a compreender e organizar a continuidade de suas ações ou tarefas.


Criando o Painel de Organização de Ações

Apresentaremos em 2 formatos, vertical e horizontal.

Uma boa dica é colocar o nome ou foto da criança na primeira coluna.

Para o formato abaixo, vertical, coloque as ações realizadas na ordem de cima para baixo. Conforme a ação é realizada você vai colocando ela quadro, até que é parabenizado com o “muito bem” e ele poderá dar uma pausa, tomar uma água, ir brincar com um brinquedo escolhido, um pequeno descanso, uns 5 minutos, porque é desafiador para eles toda essa concentração, houve muita energia gasta para isso.

Após ter realizado as ações propostas, vamos parabeniza-lo com alegria, nos mostramos muito felizes dizendo por exemplo, “muito bem, você conseguiu”… Sempre incentivando a cumprir uma tarefa determinada. E com o painel de ações ele consegue visualizar, de uma melhor forma, o que realizou, o que é muito bacana.

Muito importante dizer que devemos incentivar o prazer da criança adquirir uma habilidade ou aprendizado, pelo simples fato dela estar adquirindo algum conhecimento e não atrelar essa conquista a algo que ela venha receber em troca. Então posicionarmos a criança no que ela conquistou na atividade proposta é muito bacana, pois ela vai ganhando esse conceito de realização de algo e não automatiza apenas, eu faço, eu recebo.


Painel de Organização de Ações. Projeto Intergrar


Painel na Na Escola

Outra forma de aplicar o painel acima é com  a lição de casa da escola e na escola.

Dividisse a lição pedida pelo professor em  3 etapas (de acordo com esse painel) e vamos completando cada quadro com uma estrela (por exemplo), para cada exercício que se faz preenche-se o quadro com a estrela, até que termina sua lição.

Com meu filho da muito certo essa atitude, assim ele sabe que não vai sair logo para brincar, por exemplo, que tem que finalizar a tarefa proposta, ou ainda o organiza deixando-o menos ansioso por entender que ainda terá um ou mais passos até finalizar sua atividade. O que ajuda muito no foco de atenção regulando suas ansiedades e organizando seu excesso de estímulos sensoriais, possibilitando assim, sua maior autonomia, pois ele mesmo, sem a ajuda de outro poderá se organizar e dar conta de suas tarefas.

Obs: Esta é uma atitude simples e transformadora para organizar o aprendizado do autista na sala de aula.

Obs: a dica abaixo, Fazer/Feito, encontrei num blog de uma mãe portuguesa:

  • www.partilharombroamigo.blogspot.com (recomendo muito!)

No painel abaixo as ações se mantêm na coluna da esquerda, FAZER, conforme a criança realiza a ação ou atividade proposta a figura irá para a coluna, FEITO. Esse quadro é muito bom ajuda a noção de antes e depois e a entender o conceito de ação realizada.

  • Fazer: sentido de tempo, agora.
  • Feito: sentido de tempo, ação realizada.

Painel de Organização de Ações.
Projeto Integrar

Painel de Ações e Organização. Projeto Integrar.
Painel de Ações e Organização.
Projeto Integrar.

Como fazer o seu painel

Primeiro imprima o painel de ações que escolher e plastifique (pode ser usando durex ou fita adesiva transparente), ou faça seu próprio painel, utilizando os exemplos acima como molde.

Utilize, fotos, desenhos ou escreva as ações, num papel sulfite; ou no caso das tarefas escolares faça o desenho de estrelas ou círculos, para que cada etapa seja preenchida por uma estrela ou círculo.

Cole essas ações num papel bem resistente, pode ser num papelão, cubra com contact/durex largo ou plastifique, corte em quadrado, utilize velcro para colocar no verso, assim poderá retirar do quadro quando a ação estiver realizada ou modifica-la de coluna, conforme o Painel que for utilizar.

Publicação: fevereiro de 2014.

  • Compartilhar:
Projeto Integrar

Artigo anterior

Desenhos: Hora de acordar e Hora de dormir
25/10/2013

Artigo seguinte

Estrutura de Atividades: para pais e educadores
25 fevereiro, 2014

Você também pode gostar

  • Autismo: “Goela abaixo da Educação”
    9 maio, 2018

    7 comentários

  1. Simone Piardi
    19/09/2014
    Responder

    Adorei, as idéias, sou professora da Sala Multifuncional e trabalho com 5 autistas atualmente.

  2. erica landim
    16/07/2015
    Responder

    sou professora de Núcleo de apoio ao Autista, estou adorando as ideias.
    Obrigada a compartilhar conosco essas ideias.

    • Autismo Projeto Integrar
      29/07/2015
      Responder

      Muito Obrigada Érica, seja bem vinda!

  3. joão bacelar cardoso
    05/10/2015
    Responder

    eu tenho um filho autista de 16 anos.o estado dele é grave.ele mora com a avó materna de 73 anos e esta desassistido pelo poder público, Sendo que nós não temos condições de colocá-lo em um centro de tratamento especializado particular.por isso peço ajuda de todos, para que emquanto é tempo poder cuidar da saúde de meu fiho.até um beneficio que lhe é de direito foi negado.celular:(73)88612192 ou email:bacelarcarcardoso@hotmail.com

    • Autismo Projeto Integrar
      27/10/2015
      Responder

      Olá João, que cidade vcs moram?
      Procurou a Defensoria de sua cidade? Existem grupos de pais e de assistência aonde moram? Nos escreva: integrarprojeto@gmail.com

    • Karen Souza
      17/11/2015
      Responder

      porque ele mora com a avó materna??? Eu acho que primeiramente a família (pai e mãe) deve amparar este adolescente, para só então cobrar o poder publico, se os próprios pais não fizerem nada, quem vai fazer???

  4. Karen Souza
    17/11/2015
    Responder

    Parabéns!!!! vou compartilhar

Deixe uma mensagem Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclusão escolar

STF e a decisão sobre a obrigatoriedade da garantia do Profissional de Apoio ou Professor Auxiliar
27nov2018
Autismo: “Goela abaixo da Educação”
09maio2018
Crianças autistas são mais criativas, mesmo sem estrutura escolar adequada
29set2017
Inclusão escolar: porque devemos falar sobre isso
21set2017
A Nova Escola: como sair do papel e do conceito?
10mar2017

Últimos posts

Os Cachorros Latem
22jan2021
A “Panela de Pressão”: uma carta aberta em tempos de #pandemia e #ficaemcasa
08jan2021
Desenhos Roteirizados Para Jovens e Adultos
04set2020
Direitos dos Autistas é tema de cartilha digital
18jun2019
STF e a decisão sobre a obrigatoriedade da garantia do Profissional de Apoio ou Professor Auxiliar
27nov2018

Seja um Colaborador

Prezado leitor, você ou sua instituição utiliza nossos desenhos? Você os recomendaria aos seus colegas ou às pessoas que você assiste?

Entre em contato pelo e-mail integrarprojeto@gmail.com e torne-se um "Colaborador Espontâneo", validando o nosso trabalho.

© 2019 Autismo Projeto Integrar