Olá, pessoal. Sejam bem-vindas, sejam bem-vindos ao nosso primeiro tema do fórum!
Leia o texto a seguir e responda no campo de edição abaixo.
Um Desenho Roteirizado pode auxiliar a pessoa com TEA a superar muitos desafios de aprendizagem de atividades de vida diária e de convívio social.
No seu caso, pensando na pessoa com TEA com quem você convive de perto, sugira um tema para um Desenho Roteirizado que possa auxiliá-la. Justifique.
Um desenho roteirizado que ajudaria meu baixinho seria para a hora de comer (café da manhã, almoço, café da tarde e janta).
Adorei o primeiro módulo... ajudará muito!
Seria muito útil um desenho roteirizado que mostrasse ao meu filho de 05 anos que ele não pode abrir a porta de casa e sair correndo porque é muito perigoso.E que esse desenho mostre a ele uma alternativa, uma ação mais segura e correta de conseguir o que quer, por exemplo comunicar a um familiar o desejo de sair.
Falar com o professor quando precisar de ajuda na lição ou precisar ir ao banheiro.
Um desenho roteirizado que ajudaria meu baixinho seria para a hora de comer (café da manhã, almoço, café da tarde e janta).
Adorei o primeiro módulo... ajudará muito!
Olá, mrneuhold
Obrigado pelo elogio e por participar da 1ª aula!
A hora de comer é um desafio para muitas crianças com TEA. Nossa ideia aqui nesse curso é ajudar a você construir um Desenho Roteirizado por si mesma, começando pela ideia inicial do roteiro.
A chave da construção de um Desenho Roteirizado é a identificação do comportamento desafiador que a criança apresenta em uma determinada situação e a proposição do comportamento positivo, que queremos que ela aprenda.
Na sua percepção, o que é mais difícil para o seu filho, em relação à hora de comer? Ele fica inquieto quando se senta à mesa? Fica levantando da cadeira a toda hora? Rejeita a comida?
Conte um pouco mais para nós esse desafio que ele apresenta, para podermos ajudá-la melhor.
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Estamos preparando a publicação de um desenho especifico sobre o tema “Provar uma comida nova”. Acredito que este não é bem o caso do seu pequeno, mas acho que pode inspirá-la a criar o seu próprio desenho.
A criança em questão tem uma hipersensibilidade intraoral e isto dificulta bastante sua escovação.Portanto este tema seria bem interessante .Obrigada
A criança em questão tem uma hipersensibilidade intraoral e isto dificulta bastante sua escovação.Portanto este tema seria bem interessante .Obrigada
Olá, observei que as crianças com TEA têm bastante dificuldade de se expressarem para comunicar algo que estão passando, pensando nisso, gostaria que fizesse uma história baseada no tema violência seja ela física, psicológica ou sexual para podemos auxiliar.
Me ajudaria muito o desenho roteirizado de aula de natação, sou professora e trabalho com crianças autista acredito que ajudaria é muito nas aulas...
Acho que um tema interessante poderia ser relativo ao guardar os brinquedos, ou hora de dormir...
Meu pequeno muitas vezes fica inquieto, mas vai muito de quem está oferecendo a alimentação naquele momento. Eu sempre explico antes de iniciarmos e geralmente ele come e fica tranquilo, porém com outras pessoas ele "samba" na cadeira 🙂 O desenho ajudaria nas saídas, pois ele fica ansioso e acaba não se alimentando muito bem. Sei que são vários fatores que atrapalham, mas acredito que um apoio visual nesse momento ajudaria bastante. O "esperar" é um pouco complicado e isso gera ansiedade, que consequentemente interfere na hora da refeição.
Quando estará disponível a aula II?
Obrigada pela atenção,
Mariana
Bom dia. Sou professora de educação básica e recebi o link e indicação do curso de uma amiga.
Tenho um aluno com hipótese de TEA no 1º no do ciclo (6 anos) na rede pública e acredito que o tema mais importante no caso seria a rotina escolar.
Temos: chegada (acolhimento), música, atividade, parque, educação física (quadra), atividade diversificada (diz respeito a teatro, vídeo, jogos pedagógicos, massinha, etc), lavar as mãos, beber aguá, brincadeiras, dia do brinquedo, aula de arte, quanto somos, calendário, uso do banheiro, tarefa para casa, saída, passeio.
Esta é basicamente a rotina da unidade escolar. Porém, como são várias e a ordem dos acontecimentos não é sempre a mesma, não sei se em quadrinhos é possível...
Adorei a primeira aula, darei continuidade ao curso.
Obrigada
Um desenho roteirizado, que ajudasse a criança mostrando como se apresentar a pessoas novas, como parentes distantes, professores, psicólogos... Visto a ansiedade que essas crianças podem ter com pessoas novas, um desenho roteirizado seria algo que facilitaria o processo.
Olá Marina, obrigada por sua participação.
Observe o seguinte, qual o problema central desses momentos apontados por você? " (café da manhã, almoço, café da tarde e janta)."
A partir dessa analise poderá definir qual será a mensagem principal de seu roteiro.
Acreditamos que em maio nossa 2ª aula estará disponível.
Até breve.
Seria muito útil um desenho roteirizado que mostrasse ao meu filho de 05 anos que ele não pode abrir a porta de casa e sair correndo porque é muito perigoso.E que esse desenho mostre a ele uma alternativa, uma ação mais segura e correta de conseguir o que quer, por exemplo comunicar a um familiar o desejo de sair.
Olá Bartira! observe que aqui temos dois aprendizados: 1. não abrir a porta e sair correndo e 2. uma alternativa, como pedir a um familiar. Pode-se construir um Desenho Roteirizado com poucos quadros para esse aprendizado. Vamos pensar juntos, no 2º módulo essa sugestão. Esse é um bom tema!
A criança em questão tem uma hipersensibilidade intraoral e isto dificulta bastante sua escovação.Portanto este tema seria bem interessante .Obrigada
Olá Leyla.
Para construir o Desenho precismos pensar oque exatamente temos que ensinar primeiro. Por exemplo: "colocar a escova de dentes na boca"?; eliminar um comportamento específico nessa hora?". Essa análise fará sua construção mais efetiva.
Ótima escolha como tema,
Obrigada.
Olá, observei que as crianças com TEA têm bastante dificuldade de se expressarem para comunicar algo que estão passando, pensando nisso, gostaria que fizesse uma história baseada no tema violência seja ela física, psicológica ou sexual para podemos auxiliar.
Olá Mylena, complexa sua história e muito importante. Como aqui falamos do problema central do autismo, a comunicação, e assim consequentemente a dificuldade de expressão, para esse roteiro precisamos fraciona-lo em alguma etapas. No decorrer do curso, faremos algumas reflexões e usaremos algumas técnicas que nos ajudarão nessa construção. Será um bom desafio.
Obrigada.
Me ajudaria muito o desenho roteirizado de aula de natação, sou professora e trabalho com crianças autista acredito que ajudaria é muito nas aulas...
Ótima sugestão Evely, muito prática. Aqui precisa analisar oque vai ensinar primeiro, se são as etapas da aula, como oque deve fazer desde a hora que chega, como por exemplo, colocar os óculos, a toca.
Ou se o aprendizado é descer as escadas de costas viradas para a piscina, por exemplo. Ou se isso tb é mais uma etapa da rotina.
Bem vinda ao nosso curso!
Acho que um tema interessante poderia ser relativo ao guardar os brinquedos, ou hora de dormir...
Boas sugestões Camyla. Útil para muitas crianças!
Sobre a hora de dormir, veja nosso ícone "Todos os Desenhos", lá temos um pronto. Se não atender as suas necessidades vamos construir um juntos em nosso curso e poderá entender melhor também o porque que escolhemos fazer nosso desenho "Hora de Dormir", com aquele roteiro.
Obrigada
Meu pequeno muitas vezes fica inquieto, mas vai muito de quem está oferecendo a alimentação naquele momento. Eu sempre explico antes de iniciarmos e geralmente ele come e fica tranquilo, porém com outras pessoas ele "samba" na cadeira 🙂 O desenho ajudaria nas saídas, pois ele fica ansioso e acaba não se alimentando muito bem. Sei que são vários fatores que atrapalham, mas acredito que um apoio visual nesse momento ajudaria bastante. O "esperar" é um pouco complicado e isso gera ansiedade, que consequentemente interfere na hora da refeição.
Quando estará disponível a aula II?
Obrigada pela atenção,
Mariana
Oi Marina, entendi.
Vamos pensar num roteiro que modele o comportamento a ser conquistado. E estudar com as técnicas como fazer isso.
Será uma ótima construção de roteiro.
Nossa segunda aula deve estra disponível agora em maio.
Vamos seguir com esse tema?
Obrigada!