Autismo Projeto IntegrarAutismo Projeto Integrar
  • Home
  • Quem somos
    • Sobre o Projeto
    • De Pais para Pais
    • Nossa intenção
    • Nossa motivação
    • Colaboradores
  • Desenhos
    • O que são
    • Como usar
    • Todos os Desenhos
    • :: Higiene
    • :: Comportamento
    • :: Contexto Escolar
    • :: Cotidiano
  • Sobre o Autismo
    • Definições
    • Aspectos legais
    • Tipos de tratamento
    • Outras referências
  • Inclusão
    • APP para celular
    • A escola preparada
    • Atitudes favoráveis
    • Rotina e Noção Temporal
  • Curso EAD
    • Sobre o curso EAD
    • Aula 1
    • Aula 2
    • Aula 3
    • Aula 4
    • Aula 5
  • Blog
    • Últimos posts
    • Notícias
    • Autismo e música
    • Dia 2 de abril
    • Vídeos e Palestras
  • Fale conosco
  • Home
  • Quem somos
    • Sobre o Projeto
    • De Pais para Pais
    • Nossa intenção
    • Nossa motivação
    • Colaboradores
  • Desenhos
    • O que são
    • Como usar
    • Todos os Desenhos
    • :: Higiene
    • :: Comportamento
    • :: Contexto Escolar
    • :: Cotidiano
  • Sobre o Autismo
    • Definições
    • Aspectos legais
    • Tipos de tratamento
    • Outras referências
  • Inclusão
    • APP para celular
    • A escola preparada
    • Atitudes favoráveis
    • Rotina e Noção Temporal
  • Curso EAD
    • Sobre o curso EAD
    • Aula 1
    • Aula 2
    • Aula 3
    • Aula 4
    • Aula 5
  • Blog
    • Últimos posts
    • Notícias
    • Autismo e música
    • Dia 2 de abril
    • Vídeos e Palestras
  • Fale conosco

Sobre o curso EAD

  • Home
  • Sobre o curso EAD

SOBRE O CURSO EAD

 

TÍTULO

Como elaborar Desenhos Roteirizados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

 OBJETIVO GERAL

Disseminar a técnica de criação de Desenhos Roteirizados como suporte à comunicação em contextos educativos com pessoas com TEA, por meio por meio de uma plataforma de educação a distância (EAD).

Esperamos que ao final da formação o aluno seja capaz de produzir por si mesmo Desenhos Roteirizados adequados à pessoa com TEA com quem convive.

O QUE SÃO DESENHOS ROTEIRIZADOS

Trata-se de uma ferramenta de apoio visual adaptada por Adriana Godoy e Neimer Gianvechio, coordenadores do Autismo Projeto Integrar, para a aprendizagem de atividades de vida diária (AVDs) por pessoas com TEA.

Consiste em uma história seriada, semelhante a uma história em quadrinhos, composta por gravuras e mensagens simples, com a descrição roteirizada de uma situação, habilidade ou conceito relacionado à vida social do autista.

É uma técnica que demanda recursos simples para sua implementação, com alto nível de eficácia. Pais, familiares e cuidadores podem construir, por si mesmos, Desenhos Roteirizados para diversos contextos de interação educativa com autistas.

Clique AQUI para saber mais sobre a técnica de Desenhos Roteirizados.

PÚBLICO-ALVO

  • Pais, mães ou familiares de pessoas com TEA
  • Cuidadores ou Assistentes Terapêuticos (ATs)
  • Professores de escola regular com aluno(s) autista(s)
  • Professores de escola clínica ou especial para autistas
  • Profissionais de saúde / Terapeutas
  • Estudantes e outros interessados

CONTEÚDOS

O curso completo é composto por 4 módulos de conteúdo distribuídos em 7 aulas:

MÓDULO A

  • Aula 1: O que são Desenhos Roteirizados - LINK

MÓDULO B:

  • Aula 2 - Por onde começar (parte I) - LINK
  • Aula 3 - Por onde começar (parte II) - LINK

MÓDULO C

  • Aula 4 - Como elaborar um ROTEIRO (parte I) - LINK
  • Aula 5 - Como elaborar um ROTEIRO (parte II) - LINK

MÓDULO D

  • Técnicas básicas de DESENHO (aulas 6 e 7) - em produção

Cada aula compreende uma videoaula com texto de apoio e atividade de avaliação. A carga horária prevista é de 4 horas por aula (28 horas, no total).

Para acessar a aula seguinte é importante assistir a anterior. Ao final das primeiras aulas sugerimos um pequeno teste lúdico para aprofundar os conhecimentos sobre a técnica de Desenhos Roteirizados.

A ideia é que, ao longo da formação, o aluno se sinta cada vez mais familiarizado e inspirado a criar Desenhos Roteirizados adequados à sua realidade.

CUSTOS

A primeira aula é gratuita, para que os interessados possam conhecer a dinâmica do curso. As demais aulas serão monetizadas com intuito de levantar recursos para manutenção desta plataforma e à produção de novos conteúdos.

No momento, estamos disponibilizando gratuitamente as 5 primeiras aulas do curso, por tempo limitado.

 


Acesse a Aula 1, clicando AQUI

Bom aprendizado!

 

 

Inclusão escolar

STF e a decisão sobre a obrigatoriedade da garantia do Profissional de Apoio ou Professor Auxiliar
27nov2018
Autismo: “Goela abaixo da Educação”
09maio2018
Crianças autistas são mais criativas, mesmo sem estrutura escolar adequada
29set2017
Inclusão escolar: porque devemos falar sobre isso
21set2017
A Nova Escola: como sair do papel e do conceito?
10mar2017

Últimos posts

Os Cachorros Latem
22jan2021
A “Panela de Pressão”: uma carta aberta em tempos de #pandemia e #ficaemcasa
08jan2021
Desenhos Roteirizados Para Jovens e Adultos
04set2020
Direitos dos Autistas é tema de cartilha digital
18jun2019
STF e a decisão sobre a obrigatoriedade da garantia do Profissional de Apoio ou Professor Auxiliar
27nov2018

Seja um Colaborador

Prezado leitor, você ou sua instituição utiliza nossos desenhos? Você os recomendaria aos seus colegas ou às pessoas que você assiste?

Entre em contato pelo e-mail integrarprojeto@gmail.com e torne-se um "Colaborador Espontâneo", validando o nosso trabalho.

© 2019 Autismo Projeto Integrar