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O que são os Desenhos Roteirizados?

Sabemos que o reforço através da imagem é reconhecido como válido para as pessoas do espectro autista. Aqui nos referimos tão somente ao apoio visual e não a um tratamento. Entendemos que o apoio visual ajuda o individuo com TEA a se organizar, a memorizar e interpretar as ações. Definições essas que para as pessoas “típicas” são mais facilmente absorvidas.

Nosso objetivo é fazer com que os desenhos sejam uma ferramenta de apoio para o desenvolvimento do individuo com TEA.

Os Desenhos Roteirizados são uma forma eficaz de ajuda na organização e entendimento do que esta acontecendo. E relatamos que dia a dia que, essa autonomia e aprendizado é desenvolvida pelo indivíduo com TEA.

O Desenho Roteirizado é formado por dois conceitos primordiais:

  • Embasamento nos conceitos das técnicas de abordagens terapêuticas ASSERTIVAS que primam, pela organização das ideias, planejamento, aquisição de habilidades, compreensão social, aprimoramento de autonomia e capacitação cognitiva, entre elas: PECs (sistema de comunicação alternativa); TEACHH (sistema de aprendizagem desenvolvido para pessoas com TEA); Histórias Sociais (desenvolvida pela psicóloga Carol Gray, um sistema de modelagem de interpretação social e comportamento).
  • A Construção do Desenho Roteirizado com base na Técnica de Roteiro de Quadrinhos.

O Desenho Roteirizado:

1. Apresenta um novo modelo de ação, uma estratégia para que indivíduo com TEA seja capaz de compreender situações, de minimizar comportamentos agressivos, controlar impulsos e assim modelar uma nova perspectiva para si, quando necessário for.

2. Favorece uma inserção social de modelagem, promovendo uma melhor interpretação e assegurando a escolha de suas vontades e necessidades. Garantindo inclusive a preservação, bem como a reflexão perante sua integridade física e emocional.

3. Visa estabelecer de forma gradativa e visual um passo a passo para o aprendizado de tarefas de Atividades da Vida Diária (AVDs), tais como cuidados de higiene pessoal, tarefas domésticas e de autonomia social, como ir ao mercado, pegar um ônibus, ir ao cinema, ir ao hospital.

Abaixo Desenhos Roteirizados produzidos por nós. Faça o download gratuito clicando nos links. Lembre-se:

  • Todos os direitos dos Desenhos Roteirizados aqui publicados são reservados.
  • É proibida a venda.
  • A distribuição é gratuita desde que na divulgação sejam citados os autores e a fonte (www.autismoprojetointegrar.com.br).

Obrigada Adriana Godoy.


HIGIENE

Banho bom (menina) – LINK

Banho bom (menino) – LINK

Cortando as unhas – LINK

Cortando o cabelo I – LINK

Cortando o cabelo II – LINK

Escovando os dentes (completo) – LINK

Escovando os dentes (horizontal) – LINK

Lavar as mãos – LINK

Vamos ao banheiro (menina) – LINK

Vamos ao banheiro (menino) – LINK


COMPORTAMENTO

Eletrocardiograma – LINK

Provar uma comida nova (menino e menina) – LINK

Hoje tem terapia – LINK

Cuspir não pode – LINK

Morder não pode – LINK

Novo irmão – LINK

Se jogar no chão não pode – LINK


CONTEXTO ESCOLAR

Férias escolares (2014/2015) – LIKN

Férias escolares (2016/2017) – LINK

Na escola (com numeração) – LINK

Na escola (sem numeração) – LINK

Na escola (sem textos) – LINK


COTIDIANO

Ao acordar – LINK

Vestir (feminino) – LINK

Despir (feminino) – LINK

Vestir (masculino) – LINK

Despir (masculino) – LINK

Hora de dormir – LINK


Painel de ações e calendário semanal – LINK


 

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