Autismo Projeto IntegrarAutismo Projeto Integrar
  • Home
  • Quem somos
    • Sobre o Projeto
    • De Pais para Pais
    • Nossa intenção
    • Nossa motivação
    • Colaboradores
  • Desenhos
    • O que são
    • Como usar
    • Todos os Desenhos
    • :: Higiene
    • :: Comportamento
    • :: Contexto Escolar
    • :: Cotidiano
  • Sobre o Autismo
    • Definições
    • Aspectos legais
    • Tipos de tratamento
    • Outras referências
  • Inclusão
    • APP para celular
    • A escola preparada
    • Atitudes favoráveis
    • Rotina e Noção Temporal
  • Curso EAD
    • Sobre o curso EAD
    • Aula 1
    • Aula 2
    • Aula 3
    • Aula 4
    • Aula 5
  • Blog
    • Últimos posts
    • Notícias
    • Autismo e música
    • Dia 2 de abril
    • Vídeos e Palestras
  • Fale conosco
  • Home
  • Quem somos
    • Sobre o Projeto
    • De Pais para Pais
    • Nossa intenção
    • Nossa motivação
    • Colaboradores
  • Desenhos
    • O que são
    • Como usar
    • Todos os Desenhos
    • :: Higiene
    • :: Comportamento
    • :: Contexto Escolar
    • :: Cotidiano
  • Sobre o Autismo
    • Definições
    • Aspectos legais
    • Tipos de tratamento
    • Outras referências
  • Inclusão
    • APP para celular
    • A escola preparada
    • Atitudes favoráveis
    • Rotina e Noção Temporal
  • Curso EAD
    • Sobre o curso EAD
    • Aula 1
    • Aula 2
    • Aula 3
    • Aula 4
    • Aula 5
  • Blog
    • Últimos posts
    • Notícias
    • Autismo e música
    • Dia 2 de abril
    • Vídeos e Palestras
  • Fale conosco

Curso EAD

  • Home
  • Curso EAD
  • Aula 2 – Por onde começar (parte I)

Aula 2 – Por onde começar (parte I)

  • Postado por Adriana Godoy
  • Categorias Curso EAD
  • Data 26/11/2016
  • Comentário 0 comentários

Olá, seja bem-vinda, seja bem-vindo!

Na Aula 1 (MÓDULO A) você entendeu o que é um Desenho Roteirizado e como ele pode ser importante ferramenta de apoio com para a pessoa com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Entramos agora no MÓDULO B – POR ONDE COMEÇAR, que está dividido em duas aulas.

Nesta aula, Adriana Godoy, coordenadora do Autismo Projeto Integrar, apresenta os primeiros desenhos que fez para seu filho, explicando as motivações e os detalhes de sua construção.

Você observará que esses desenhos iniciais, embora muito simples, atenderam aos objetivos que ela se propôs. Em diversos momentos, os desenhos ajudaram seu filho a superar importantes desafios de aprendizagem de atividades de vida diária (AVDs).

Esperamos que, a partir desses exemplos, você também se sinta inspirado a começar a produzir seus próprios Desenhos Roteirizados para a pessoa com TEA com quem convive.

 


DESCRIÇÃO GERAL

Nome do curso:

Como elaborar Desenhos Roteirizados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Objetivo do curso:

Capacitar familiares e outros interessados a produzir Desenhos Roteirizados adequados à pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) com quem convivem.

Título da Aula:

Aula 2 (Módulo B): Por onde começar – parte I

Objetivos educacionais desta aula:

  • Conhecer, por meio de exemplos práticos, os primeiros passos que Adriana Godoy e Neimer Gianvechio percorreram na elaboração da técnica de Desenhos Roteirizados.
  • Compreender, de forma preliminar, dois aspectos essenciais dessa técnica:

SIMPLICIDADE e OBJETIVIDADE no momento de desenhar e escolher as palavras que irão compor o Desenho Roteirizado.

IDENTIDADE entre o que a criança lê no Desenho Roteirizado e as situações em que ela vive no cotidiano

  • Estimular os alunos a iniciar produção de um Desenho Roteirizado, a partir da escolha de um tema que seja relevante para a pessoa com TEA com quem convive.

Metodologia de Aprendizagem (passo a passo):

  • Assista à videoaula indicada abaixo.
  • Baixe o material de apoio em PDF, com conteúdos e links complementares – LINK
  • Responda às perguntas de múltipla escolha da avaliação (isso vai ajudar a você a reforçar seu aprendizado) – LINK
  • Converse conosco na área de comentários abaixo.

Observação:

Esta aula está sendo disponibilizada de forma gratuita por tempo limitado.

 


VIDEOAULA 2

 


EXPEDIENTE

  • PROJETO: “Usando Desenhos Roteirizados para assegurar aos autistas autonomia e aprendizado”.
  • COORDENAÇÃO GERAL: Adriana Godoy e Neimer Gianvechio
  • PRODUÇÃO: OLHAR CIDADÃO Estratégias para o Desenvolvimento Humano – link
  • EQUIPE: Marcelo Nonato (coord.), André Luiz Monteiro, Clara Nonato, Eni Monteiro, Fátima Falcão, Luciana Borges, Mariana Rodrigues, Rodrigo Bueno e Tânia Parreira.
  • DESENVOLVIMENTO WEB: SobreApps – link
  • PATROCÍNIO: Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADESAMPA) /  Edital Vai Tec – 1ª edição – link
  • AGRADECIMENTOS ESPECIAIS: Dra. Joana Teixeira Portolese Pascalicchio (Instituto Pensi), Marcela Godoy (roteirista) e Octavio Cariello (ilustrador).

 


Assista a Aula anterior clicando AQUI

Assista a próxima Aula, clicando AQUI

  • Compartilhar:
Adriana Godoy

Artigo anterior

#juntospeloautismo
26/11/2016

Artigo seguinte

Aula 3 – Por onde começar (parte II)
29 novembro, 2016

Deixe uma mensagem Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclusão escolar

A inclusão escolar é preparação para vida e ela necessita compromisso da escola e comunidade
22set2021
O Decreto da Exclusão e a Luta da Pessoa Autista na garantia de seus direitos históricamente violados.
22set2021
Educação Inclusiva; Educação Especializada na Perspectiva da Educação Inclusiva e a Flexibilização de Conteúdo.
27fev2021
STF e a decisão sobre a obrigatoriedade da garantia do Profissional de Apoio ou Professor Auxiliar
27nov2018
Autismo: “Goela abaixo da Educação”
09maio2018

Últimos posts

A inclusão escolar é preparação para vida e ela necessita compromisso da escola e comunidade
22set2021
O Decreto da Exclusão e a Luta da Pessoa Autista na garantia de seus direitos históricamente violados.
22set2021
Victor de Godoy, um jovem autista nível II de suporte e o usufruir do Ensino Inclusivo, suas garantias e direitos.
21set2021
Educação Inclusiva; Educação Especializada na Perspectiva da Educação Inclusiva e a Flexibilização de Conteúdo.
27fev2021
Os Cachorros Latem
22jan2021

Seja um Colaborador

Prezado leitor, você ou sua instituição utiliza nossos desenhos? Você os recomendaria aos seus colegas ou às pessoas que você assiste?

Entre em contato pelo e-mail integrarprojeto@gmail.com e torne-se um "Colaborador Espontâneo", validando o nosso trabalho.

© 2019 Autismo Projeto Integrar