Um bom caminho: A Escola Preparada
É muito comum presenciarmos situações onde o aluno de inclusão é convidado a permanecer em seu lar quando sua inclusão não esta sob controle ou desafia a capacidade da escola em incluir. Isso acontece porque as escolas não se preparam e não estabelecem uma política clara, aberta e organizada sobre sua visão e suas estratégias de inclusão.
Os pais dos alunos autistas escutam conclusões diversas para justificar a exclusão de seus filhos das atividades do grupo, “-Eu não sabia que teria um aluno autista”, “Não sabemos lidar com seu filho”, “Não sei o que fazer com ele”, “Ele não para quieto”, “Do nada ele mordeu o colega” e dentro dessa realidade a escola tem duas opções: recuar ou seguir.
E SEGUIR, deve ser a missão da escola, dando condições para que todos os alunos possam SEGUIR.
Porém, aceitar a matrícula escolar do autista, não é o suficiente, pois essa não é mais uma opção da instituição, é uma obrigação legal, acarretando graves problemas à escola que se negar.
Por tal motivo a escola precisa se preparar para o novo ambiente inclusivo que a sociedade atual conquistou por direito, definindo uma filosofia precisa, com estratégias eficazes e determinando a participação de todos no âmbito escolar, trabalhando para a atitude inclusiva no dia a dia da escola.
A direção da escola, sua coordenação, seus professores e seus assistentes devem se gabaritar de informação, que deverá ser PROMOVIDA PELA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO ESCOLAR REGULARMENTE, devendo trabalhar em conjunto com os familiares e com os terapeutas que acompanham os alunos de inclusão.
Falando da realidade das crianças autistas brasileiras a maioria delas possuem no âmbito escolar sua única forma de contato social e a esperança da prática de suas potenciais habilidades, pois muitas não possuem acesso a tratamento especializado. Por isso as escolas devem atuar como um local de convívio social e de inserção desses estudantes na sociedade.
As escolas não devem cumprir o papel da Saúde, não é disso que falamos, mas falamos de oportunidades, de inspirações, de estímulos, de um olhar diferenciado para cada aluno matriculado, onde cada um é importante e é importante seu bem estar e participação na escola.
Um bom caminho é a ESCOLA PREPARADA.
A ESCOLA PREPARADA reconhece que A BOA ESCOLA, SÃO BOAS ESCOLAS PARA TODOS. Os princípios de inclusão devem ser aplicados a todos os alunos.
A ESCOLA PREPARADA define sua missão inclusiva de forma inequívoca, pois essa definição é que dará a diretriz de como essa inclusão irá acontecer.
A ESCOLA PREPARADA recebe o aluno de inclusão SEM TEMOR, e NÃO RECUA em sua inclusão quando uma dificuldade se apresenta.
A ESCOLA PREPARADA compreende o desafio e o supera juntamente com os familiares desse aluno. Traçando estratégias, metas e conquistando objetivos específicos para cada dificuldade.
A ESCOLA PREPARADA não solicita que seu aluno de inclusão permaneça em seus lares até que esse aluno seja capaz de superar suas dificuldades momentâneas, pois compreende que o aluno de inclusão já tem problemas e muitas superações a ultrapassar para ter que lidar com a dificuldade da escola em incluir.
A ESCOLA PREPARADA acredita que o processo é cíclico. O aluno de inclusão deve ser o beneficiário do conhecimento e da ação da instituição escolar, assim como, a escola aprimora seu conhecimento e supera desafios sociais sendo beneficiária ao ter o aluno inclusivo em sala de aula.
“A entidade escolar precisa reconhecer sua dificuldade em realizar a inclusão escolar, como um fator a ser superado por ela mesma”
(Adriana Godoy- Autismo Projeto Integrar)
Adriana Godoy. Autismo Projeto Integrar. Todos os direitos reservados-2015. Citar fonte obrigatória.
2 comentários
Tem como ter aceso a esse projeto pois a escola do meu filho esta perdida.ajude_me.
Olá Rosila,vamos conversar.
Pode me escrever através do email: integrarprojeto@gmail.com
Adriana Godoy.