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  • Aula 3 – Por onde começar (parte II)

Aula 3 – Por onde começar (parte II)

  • Postado por Adriana Godoy
  • Categorias Curso EAD
  • Data 29/11/2016
  • Comentário 0 comentários

Olá, seja bem-vinda, seja bem-vindo!

Estamos na última parte do MÓDULO B – POR ONDE COMEÇAR (acesse a primeira parte deste módulo aqui).

A videoaula 3 que você assistirá a seguir compreende dois momentos:

Na primeira etapa, a convite do projeto, a Dra. Joana Portolese, Neuropsicóloga do Instituto Pensi e do Instituto de Psiquiatria da USP, faz uma importante fundamentação conceitual sobre o autismo e sobre o uso de recursos visuais estruturados para a aprendizagem de Atividades de Vida Diária (AVDs).

Como é um tema um pouco mais complexo, sugerimos que, ao assistir o vídeo, você faça pausas e assista novamente os trechos que tiver mais dificuldade de compreender, a fim de não perder nenhuma explicação, pois elas são muito importantes.

Na segunda etapa do vídeo, Adriana Godoy, coordenadora do Autismo Projeto Integrar, apresenta alguns desenhos voltados para o desenvolvimento e AVDs e várias dicas de como trabalha-los com a criança.

 


DESCRIÇÃO GERAL

Nome do curso:

Como elaborar Desenhos Roteirizados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Objetivo do curso:

Capacitar familiares e outros interessados a produzir Desenhos Roteirizados adequados à pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) com quem convivem.

Título da Aula:

Aula 3 (Módulo B): Por onde começar – parte II

Objetivos educacionais desta aula:

  • Alinhar os conhecimentos dos alunos sobre as principais as principais características de pessoas com TEA, de acordo com Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-5 (2014).
  • Refletir sobre a importância do uso de recursos visuais estruturados, como os Desenhos Roteirizados, para a aprendizagem de Atividades de Vida Diária (AVDs).
  • Exemplificar o conteúdo teórico estudado, por meio da análise de Desenhos Roteirizados voltados para o aprendizado de habilidades de autocuidado e de habilidades de socialização de pessoas com TEA.

Metodologia de Aprendizagem (passo a passo):

  • Assista à vídeo aula indicada abaixo.
  • Baixe o material de apoio em PDF, com conteúdos e links complementares – LINK
  • Responda às perguntas de múltipla escolha da avaliação (isso vai ajudar a você a reforçar seu aprendizado) – LINK
  • Converse conosco na área de comentários abaixo.

Observação:

Esta aula está sendo disponibilizada de forma gratuita por tempo limitado.

 


VIDEOAULA 3

 


EXPEDIENTE

  • PROJETO: “Usando Desenhos Roteirizados para assegurar aos autistas autonomia e aprendizado”.
  • COORDENAÇÃO GERAL: Adriana Godoy e Neimer Gianvechio
  • PRODUÇÃO: OLHAR CIDADÃO Estratégias para o Desenvolvimento Humano – link
  • EQUIPE: Marcelo Nonato (coord.), André Luiz Monteiro, Clara Nonato, Eni Monteiro, Fátima Falcão, Luciana Borges, Mariana Rodrigues, Rodrigo Bueno e Tânia Parreira.
  • DESENVOLVIMENTO WEB: SobreApps – link
  • PATROCÍNIO: Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADESAMPA) /  Edital Vai Tec – 1ª edição – link
  • AGRADECIMENTOS ESPECIAIS: Dra. Joana Teixeira Portolese Pascalicchio (Instituto Pensi), Marcela Godoy (roteirista) e Octavio Cariello (ilustrador).

 


Assista a Aula anterior clicando AQUI

Assista a próxima Aula, clicando AQUI

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Adriana Godoy

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29/11/2016

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30 novembro, 2016

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