Aula 3 – Por onde começar (parte II)
Olá, seja bem-vinda, seja bem-vindo!
Estamos na última parte do MÓDULO B – POR ONDE COMEÇAR (acesse a primeira parte deste módulo aqui).
A videoaula 3 que você assistirá a seguir compreende dois momentos:
Na primeira etapa, a convite do projeto, a Dra. Joana Portolese, Neuropsicóloga do Instituto Pensi e do Instituto de Psiquiatria da USP, faz uma importante fundamentação conceitual sobre o autismo e sobre o uso de recursos visuais estruturados para a aprendizagem de Atividades de Vida Diária (AVDs).
Como é um tema um pouco mais complexo, sugerimos que, ao assistir o vídeo, você faça pausas e assista novamente os trechos que tiver mais dificuldade de compreender, a fim de não perder nenhuma explicação, pois elas são muito importantes.
Na segunda etapa do vídeo, Adriana Godoy, coordenadora do Autismo Projeto Integrar, apresenta alguns desenhos voltados para o desenvolvimento e AVDs e várias dicas de como trabalha-los com a criança.
DESCRIÇÃO GERAL
Nome do curso:
Como elaborar Desenhos Roteirizados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Objetivo do curso:
Capacitar familiares e outros interessados a produzir Desenhos Roteirizados adequados à pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) com quem convivem.
Título da Aula:
Aula 3 (Módulo B): Por onde começar – parte II
Objetivos educacionais desta aula:
- Alinhar os conhecimentos dos alunos sobre as principais as principais características de pessoas com TEA, de acordo com Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-5 (2014).
- Refletir sobre a importância do uso de recursos visuais estruturados, como os Desenhos Roteirizados, para a aprendizagem de Atividades de Vida Diária (AVDs).
- Exemplificar o conteúdo teórico estudado, por meio da análise de Desenhos Roteirizados voltados para o aprendizado de habilidades de autocuidado e de habilidades de socialização de pessoas com TEA.
Metodologia de Aprendizagem (passo a passo):
- Assista à vídeo aula indicada abaixo.
- Baixe o material de apoio em PDF, com conteúdos e links complementares – LINK
- Responda às perguntas de múltipla escolha da avaliação (isso vai ajudar a você a reforçar seu aprendizado) – LINK
- Converse conosco na área de comentários abaixo.
Observação:
Esta aula está sendo disponibilizada de forma gratuita por tempo limitado.
VIDEOAULA 3
EXPEDIENTE
- PROJETO: “Usando Desenhos Roteirizados para assegurar aos autistas autonomia e aprendizado”.
- COORDENAÇÃO GERAL: Adriana Godoy e Neimer Gianvechio
- PRODUÇÃO: OLHAR CIDADÃO Estratégias para o Desenvolvimento Humano – link
- EQUIPE: Marcelo Nonato (coord.), André Luiz Monteiro, Clara Nonato, Eni Monteiro, Fátima Falcão, Luciana Borges, Mariana Rodrigues, Rodrigo Bueno e Tânia Parreira.
- DESENVOLVIMENTO WEB: SobreApps – link
- PATROCÍNIO: Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADESAMPA) / Edital Vai Tec – 1ª edição – link
- AGRADECIMENTOS ESPECIAIS: Dra. Joana Teixeira Portolese Pascalicchio (Instituto Pensi), Marcela Godoy (roteirista) e Octavio Cariello (ilustrador).
Assista a Aula anterior clicando AQUI
Assista a próxima Aula, clicando AQUI