Porquê desenhos sobre comportamento
Falar de comportamentos não adequados sobre qualquer ser humano, não é um assunto fácil. Esse parâmetro deve ser medido sempre levando em consideração os costumes, cultura, expectativas e frustrações que anseiam àqueles que analisam a situação em questão, quanto àqueles que vivenciam essa mesma situação.
Desse modo apontar para alguém e dizer que esse ou aquele comportamento é inadequado pode soar pretensioso, preconceituoso e acima de tudo, a busca de uma padronização de comportamento social, o que seria totalmente perigoso, pois as diversidades e especificidades de cada indivíduo deixam de ser importantes e deixam de ser respeitadas.
Entendemos também no convívio com nossos filhos, que todo comportamento sinaliza um sentimento e nos passa uma mensagem que por vezes fica explícito o que ser quer fazer entender, ou por vezes é um enigma a ser decifrado. E isso não se aplica ao meu filho autista. Temos um garoto adolescente “típico” que muito nos faz refletir em como agir com nosso filho pré-adolescente, autista.
Nessa reflexão compreendemos que alguns comportamentos recorrentes em pessoas do espectro autista sinalizam emoções e sensações, porém algum desses comportamentos trazem consigo sentimentos e consequências danosas ao autista e àqueles que com ele convivem. O comportamento danoso de uma pessoa autista não possui a intenção de prejudicar o próximo ou a si, esse comportamento sinaliza uma comunicação, algo que precisa ser modificado, algo que esta acontecendo ou físico, sensorial ou emocional e necessita ser visto com devida atenção e investigação.
Mesmo ponderando essas considerações, entendemos que precisamos ajuda-lo a achar uma outra forma de se comunicar e aprender a controlar determinados impulsos ao se expressar.
Pensando nisso e em como nosso filho responde de maneira positiva as variadas imagens que apresentamos a ele no decorrer de seu aprendizado, iniciamos uma série de desenhos onde ilustrávamos essas difíceis situações de comportamento, que atingem acima de tudo sua integridade e dificulta sua convivência com os demais.
E aqui mesmo em casa (com papel e lápis) produzimos alguns desenhos onde mostramos a ele o não morder, não ficar furioso na escola, não se jogar no chão, não tirar a roupa na frente das pessoas… coisas simples para uns e que para ele, de forma honesta, significa extravasar algo que o incomoda profundamente.
Alguns pais compartilham desse mesmo pensamento e conduta (em relação aos desenhos) que temos com nosso filho e nessa troca de vivência uma mãe nos encomendou alguns desenhos personalizados, para ajudar a seu filho numa situação recorrente a todos nós cuidadores, a mordida.
Esperamos ser útil a quem precisar. Leia os desenhos como uma história, ajudando seu filho a se reconhecer nessa situação. Compartilhe com ele a alegria de ter uma atitude ruim controlada, valorizando sempre sua conquista, com elogios e empolgação.
Ressaltamos sempre que essa “atitude ruim” sempre esta associada a uma comunicação. Acredite se ele soubesse explicar ou reconhecer o que sente não agiria de tal forma.
Pensando em como utilizar esse desenho com nosso filho/a: devemos mostra-lo a ele/ela e faze-los se reconhecerem no desenho e demonstrar acima de tudo que ao se acalmar achará a melhor maneira para se expressar.
25 comentários
Meu filho têm uma dificuldade em expressar seus sentimentos. às vezes fica até agressivo mesmo que esteja feliz!!
Olá Monica! Quem sabe os desenhos não auxiliem seu filho a distinguir melhor os sentimentos e buscar outra forma, que não ser agressivo ou morder, quando se sente feliz? Esperamos que nossos desenhos possam ajuda-los.
Tenho filho de 7 anos e desde os seus 2 anos venho sofrendo, ele é bastante agressivo, estuda em sala especial e sozinho para não agredir outras crianças, não tenho vida social, não recebemos ninguém em casa, esse tipo de desenho nunca adiantou pra ele, acho que é porque os médicos nunca descobriram o problema dele, fui nos melhores especialistas e agora estou indo pro Rio de Janeiro consultar com o psiquiatra Dr
Gustavo Teixeira, quem sabe ele descobre qual o transtorno do meu filho e se alguém conhece alguem que nem meu filho, por favor queria muito conversar sobre essa experiencia com outras mães que sofre que nem eu.
Ola Maria Aparecida, sua luta não é pequena, mantenha-se firme que encontrara as respostas que precisa. Os autistas antes de tudo sao pessoas distintas com personalidades distintas e questões biológicas diferentes entre eles. Fundamental que um profissional te oriente nesse momento. Nosso filho começou a responder aos desenhos a partir dos 4 anos e os desenhos não são as únicas ferramentas de apoio, mas nos auxiliam muito. Para cada pessoa funciona de uma forma, se os desenhos ainda não o ajudam é preciso descobrir como chegar até ele… Questões sensoriais podem interferir no comportamento…desejamos que encontre orientação e sinta-se segura.
Tem dessa sequencia sobre agressão?Socos , murros e cabeçadas?Obrigada
Ola Ana Paula, não temos… Em breve faremos um desenho de “não machucar”. Obrigada.
Gente .Nandinho , meu filho com onze anos, lindo, inteligente, faz pinturas maravilhosas mas o problema de morder ainda persiste um pouco. Depois da fono ele melhorou mas quando quer externar raiva recorre exatamente a esse processo . Como agir para evitar que isto9 ocorra?
Ola Antonio, essa situação é muito difícil mesmo.
Quando iniciamos a utilização do desenho de “não morder” com nosso filho, o ajudou bastante. No desenho ficou mais claro para ele verificar a tristeza dele e dos outros quando ele age dessa forma. Acreditamos que os desenhos não sanam as dificuldades, mas auxiliam muito na compreensão e transformação das mesmas. Converse com o profissional que cuida de seu filho, boas sugestões aparecerão
Gostei muito de tudo que estou vendo na pagina do site de vocês. Daqui pra frente estarei sempre acessando para me atualizar e obter informações, o que me ajudará bastante no meu trabalho de A.E.E.
Obrigada!
Olá pessoal. Também estamos passando por esses problemas com nosso filho. Às vezes por coisas bobas, como por exemplo: querer um copo de água ele começa a nos agredir com cabeçadas, socos etc… é muito triste porque depois ele se arrepende e chora copiosamente, mas logo em seguida começa tudo novamente…
Boa Tarde!! Sou psicopedagoga, trabalho com crianças autistas e estou precisando de sugestões p/lidar com uma criança c/autismo e down, a mesma joga tudo no chão, ainda usa fraldas e não fala, por favor, como proceder, uma vez que usamos várias metodologias como o método teacher, o aba entre outros, e continua mto difícil.
Olá Ana Maria, não é tão simples, as metodologias começam com resultados pequenos e precisamos reconhece-los e ampliá-los a partir dai e todo detalhe é muito importante …Pense também que sempre atrás de um comportamento existe uma comunicação, algo que a criança esta querendo dizer… um incomodo físico, um incomodo sensorial, aquilo que estão me pedindo não dou conta de faze-lo, não por ser incapaz, mas porque é complexo sem um auxílio… muitas variantes interferem… analise o padrão desse comportamento: como, quando e de que forma ele ocorre, algumas respostas surgirão e conseguirá identificar importantes informações.
OLÁ , GOSTARIA DE DAR OS PARABÉNS PELO SITE.. VOCÊS TEM ORIENTAÇOES DESENHOS PARA NÃO BATER NO AMIGO OU IRMÃO, IMPORAR,E DE NÃO SE BATER( A SI MESMO) OU DA CABEÇADA EM ALGUM LUGAR OU ALGUÉM?UMA FORMA DE CHAMAR A ATENÇÃO. UMA BIRRA. OBRIGADA
Olá Mareliza, ainda não temos esses desenhos, mas sugestão anotada.
Obrigada.
É essencial para pais e profissionais que trabalham ou lidam com pessoas que tem Autismo
Obrigada Luzinete, todo material a favor deve ser bem vindo!
Olá…gostaria de saber se tem algum desenho que auxilie na questão de transporte, pois temos um autista que necessita de transporte escolar e esta passando por dificuldades de comportamento referente ao translado da sua casa até a escola. Se possível solicito orientações adequadas para tal situação.
Olá Fernanda, atualmente não temos este desenho. Você poderia confeccionar com figuras da internet.
Pense no processo desde o começo: a hora em que o chama para avisar que o transporte virá (pode desenhar um relógio com a hora exata que o transporte chega); depois no outro quadro, coloque a imagem do ônibus ou van; coloque na outra imagem a foto ou desenhe a frente/logotipo da escola. E por fim um desenho dele feliz, com expressão de vitória por ter chegado a escola.
No inicio eu fazia os desenhos a mão, bem simples, como bonecos de “pauzinho” e sempre deu certo…invista nisso, conte essa história para ele e diga como é importante ele se manter calmo e tranquilo no trajeto.
Leia com ele como uma história em quadrinhos e deixe com ele. Essa atitude traz segurança e diminui a ansiedade natural deles.
Esperamos ajudar.
Olá vcs tem algum desenho onde mostra que empurrar as crianças não pode. o meu filho faz isso na escola e não aprende nunca ..quem sabe com imagens
obrigada 🙂 eu amo esse site muito bacana já está em meu favoritos.
Olá Adriana, obrigada pelo contato.
Não possuímos esse desenho. Tente imagens sim, pode ajuda-lo. Seu pedido esta anotado, num momento oportuno tentaremos produzi-lo.
Não estou conseguindo fazer o downloads dos desenhos para imprimir. GOSTEI MTO DA IDÉIA,MEU FILHO DAVI fala pouco e mto carinhoso comigo,mas não obdece comandos
Olá Marcia.
Tente clicar com o lado direito do mouse e salvar a imagem no seu computador.
Esperamos ajudar com os desenhos.
Até breve
Adorei as imagens sobre comportamento!!
No momento preciso de imagens que ensinem meu filho a não andar nu pela casa! Pois agora é um comportamento corrigir dele.
Olá Aline, não temos esse desenho no momento. Mas posso te passar uma sugestão? Mostre o desenho do Banho Bom e diga a ele que pelado, só no banho. Existe todo um procedimento para se construir os Desenhos Roterizados, mas tem uma mãe que aproveitou nosso desenho do Banho Bom para essa finalidade e deu certo. Veja com seu profissional uma orientação de como usar o Desenho do Banho Bom. Pode ajudar.
abraços