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Comportamento

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  • Porquê desenhos sobre comportamento

Porquê desenhos sobre comportamento

  • Postado por Projeto Integrar
  • Categorias Comportamento
  • Data 12/08/2014
  • Comentário 25 comments

Falar de comportamentos não adequados sobre qualquer ser humano, não é um assunto fácil. Esse parâmetro deve ser medido sempre levando em consideração os costumes, cultura, expectativas e frustrações que anseiam àqueles que analisam a situação em questão, quanto àqueles que vivenciam essa mesma situação.

Desse modo apontar para alguém e dizer que esse ou aquele comportamento é inadequado pode soar pretensioso, preconceituoso e acima de tudo, a busca de uma padronização de comportamento social, o que seria totalmente perigoso, pois as diversidades e especificidades de cada indivíduo deixam de ser importantes e deixam de ser respeitadas.

Entendemos também no convívio com nossos filhos, que todo comportamento sinaliza um sentimento e nos passa uma mensagem que por vezes fica explícito o que ser quer fazer entender, ou por vezes é um enigma a ser decifrado. E isso não se aplica ao meu filho autista. Temos um garoto adolescente “típico” que muito nos faz refletir em como agir com nosso filho pré-adolescente, autista.

Nessa reflexão compreendemos que alguns comportamentos recorrentes em pessoas do espectro autista sinalizam emoções e sensações, porém algum desses comportamentos trazem consigo sentimentos e consequências danosas ao autista e àqueles que com ele convivem. O comportamento danoso de uma pessoa autista não possui a intenção de prejudicar o próximo ou a si, esse comportamento sinaliza uma comunicação, algo que precisa ser modificado, algo que esta acontecendo ou físico, sensorial  ou emocional e necessita ser visto com devida atenção e investigação.

Mesmo ponderando essas considerações, entendemos que precisamos ajuda-lo a achar uma outra forma de se comunicar e aprender a controlar determinados impulsos  ao se expressar.

Pensando nisso e em como nosso filho responde de maneira positiva as variadas imagens que apresentamos a ele no decorrer de seu aprendizado, iniciamos uma série de desenhos onde ilustrávamos essas difíceis situações de comportamento, que atingem acima de tudo sua integridade e dificulta sua convivência com os demais.

E aqui mesmo em casa (com papel e lápis)  produzimos alguns desenhos onde mostramos a ele o não morder, não ficar furioso na escola, não se jogar no chão, não tirar a roupa na frente das pessoas… coisas simples para uns e que para ele, de forma honesta, significa extravasar algo que o incomoda profundamente.

Alguns pais compartilham desse mesmo pensamento e conduta (em relação aos desenhos) que temos com nosso filho e nessa troca de vivência uma mãe nos encomendou alguns desenhos personalizados, para ajudar a seu filho numa situação recorrente a todos nós cuidadores, a mordida.

Esperamos ser útil a quem precisar. Leia os desenhos como uma história, ajudando seu filho a se reconhecer nessa situação. Compartilhe com ele a alegria de ter uma atitude ruim controlada, valorizando sempre sua conquista, com elogios e empolgação.

Ressaltamos sempre que essa “atitude ruim” sempre esta associada a uma comunicação. Acredite se ele soubesse explicar ou reconhecer o que sente não agiria de tal forma.

Pensando em como utilizar esse desenho com nosso filho/a: devemos mostra-lo a ele/ela e faze-los se reconhecerem no desenho e demonstrar acima de tudo que ao se acalmar achará a melhor maneira para se expressar.

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    25 comentários

  1. Monica cristina bassi
    13/08/2014
    Responder

    Meu filho têm uma dificuldade em expressar seus sentimentos. às vezes fica até agressivo mesmo que esteja feliz!!

    • autismoprojetointegrar
      29/08/2014
      Responder

      Olá Monica! Quem sabe os desenhos não auxiliem seu filho a distinguir melhor os sentimentos e buscar outra forma, que não ser agressivo ou morder, quando se sente feliz? Esperamos que nossos desenhos possam ajuda-los.

  2. Maria Aparecida A.Mora
    13/08/2014
    Responder

    Tenho filho de 7 anos e desde os seus 2 anos venho sofrendo, ele é bastante agressivo, estuda em sala especial e sozinho para não agredir outras crianças, não tenho vida social, não recebemos ninguém em casa, esse tipo de desenho nunca adiantou pra ele, acho que é porque os médicos nunca descobriram o problema dele, fui nos melhores especialistas e agora estou indo pro Rio de Janeiro consultar com o psiquiatra Dr
    Gustavo Teixeira, quem sabe ele descobre qual o transtorno do meu filho e se alguém conhece alguem que nem meu filho, por favor queria muito conversar sobre essa experiencia com outras mães que sofre que nem eu.

    • autismoprojetointegrar
      29/08/2014
      Responder

      Ola Maria Aparecida, sua luta não é pequena, mantenha-se firme que encontrara as respostas que precisa. Os autistas antes de tudo sao pessoas distintas com personalidades distintas e questões biológicas diferentes entre eles. Fundamental que um profissional te oriente nesse momento. Nosso filho começou a responder aos desenhos a partir dos 4 anos e os desenhos não são as únicas ferramentas de apoio, mas nos auxiliam muito. Para cada pessoa funciona de uma forma, se os desenhos ainda não o ajudam é preciso descobrir como chegar até ele… Questões sensoriais podem interferir no comportamento…desejamos que encontre orientação e sinta-se segura.

  3. Ana Paula
    14/08/2014
    Responder

    Tem dessa sequencia sobre agressão?Socos , murros e cabeçadas?Obrigada

    • autismoprojetointegrar
      29/08/2014
      Responder

      Ola Ana Paula, não temos… Em breve faremos um desenho de “não machucar”. Obrigada.

  4. Antonio Fernando Araujo Martins
    15/08/2014
    Responder

    Gente .Nandinho , meu filho com onze anos, lindo, inteligente, faz pinturas maravilhosas mas o problema de morder ainda persiste um pouco. Depois da fono ele melhorou mas quando quer externar raiva recorre exatamente a esse processo . Como agir para evitar que isto9 ocorra?

    • autismoprojetointegrar
      29/08/2014
      Responder

      Ola Antonio, essa situação é muito difícil mesmo.
      Quando iniciamos a utilização do desenho de “não morder” com nosso filho, o ajudou bastante. No desenho ficou mais claro para ele verificar a tristeza dele e dos outros quando ele age dessa forma. Acreditamos que os desenhos não sanam as dificuldades, mas auxiliam muito na compreensão e transformação das mesmas. Converse com o profissional que cuida de seu filho, boas sugestões aparecerão

  5. Wander
    25/08/2014
    Responder

    Gostei muito de tudo que estou vendo na pagina do site de vocês. Daqui pra frente estarei sempre acessando para me atualizar e obter informações, o que me ajudará bastante no meu trabalho de A.E.E.

    • autismoprojetointegrar
      29/08/2014
      Responder

      Obrigada!

  6. Ericson Rondineli
    06/09/2014
    Responder

    Olá pessoal. Também estamos passando por esses problemas com nosso filho. Às vezes por coisas bobas, como por exemplo: querer um copo de água ele começa a nos agredir com cabeçadas, socos etc… é muito triste porque depois ele se arrepende e chora copiosamente, mas logo em seguida começa tudo novamente…

  7. Ana Maria
    11/09/2014
    Responder

    Boa Tarde!! Sou psicopedagoga, trabalho com crianças autistas e estou precisando de sugestões p/lidar com uma criança c/autismo e down, a mesma joga tudo no chão, ainda usa fraldas e não fala, por favor, como proceder, uma vez que usamos várias metodologias como o método teacher, o aba entre outros, e continua mto difícil.

    • autismoprojetointegrar
      25/09/2014
      Responder

      Olá Ana Maria, não é tão simples, as metodologias começam com resultados pequenos e precisamos reconhece-los e ampliá-los a partir dai e todo detalhe é muito importante …Pense também que sempre atrás de um comportamento existe uma comunicação, algo que a criança esta querendo dizer… um incomodo físico, um incomodo sensorial, aquilo que estão me pedindo não dou conta de faze-lo, não por ser incapaz, mas porque é complexo sem um auxílio… muitas variantes interferem… analise o padrão desse comportamento: como, quando e de que forma ele ocorre, algumas respostas surgirão e conseguirá identificar importantes informações.

  8. MARELIZA
    10/10/2014
    Responder

    OLÁ , GOSTARIA DE DAR OS PARABÉNS PELO SITE.. VOCÊS TEM ORIENTAÇOES DESENHOS PARA NÃO BATER NO AMIGO OU IRMÃO, IMPORAR,E DE NÃO SE BATER( A SI MESMO) OU DA CABEÇADA EM ALGUM LUGAR OU ALGUÉM?UMA FORMA DE CHAMAR A ATENÇÃO. UMA BIRRA. OBRIGADA

    • autismoprojetointegrar
      16/10/2014
      Responder

      Olá Mareliza, ainda não temos esses desenhos, mas sugestão anotada.
      Obrigada.

  9. Luzinete Maria de Vasconcelos Gomed
    19/11/2014
    Responder

    É essencial para pais e profissionais que trabalham ou lidam com pessoas que tem Autismo

    • autismoprojetointegrar
      29/11/2014
      Responder

      Obrigada Luzinete, todo material a favor deve ser bem vindo!

  10. Fernanda Costa
    11/02/2015
    Responder

    Olá…gostaria de saber se tem algum desenho que auxilie na questão de transporte, pois temos um autista que necessita de transporte escolar e esta passando por dificuldades de comportamento referente ao translado da sua casa até a escola. Se possível solicito orientações adequadas para tal situação.

    • autismoprojetointegrar
      18/03/2015
      Responder

      Olá Fernanda, atualmente não temos este desenho. Você poderia confeccionar com figuras da internet.
      Pense no processo desde o começo: a hora em que o chama para avisar que o transporte virá (pode desenhar um relógio com a hora exata que o transporte chega); depois no outro quadro, coloque a imagem do ônibus ou van; coloque na outra imagem a foto ou desenhe a frente/logotipo da escola. E por fim um desenho dele feliz, com expressão de vitória por ter chegado a escola.
      No inicio eu fazia os desenhos a mão, bem simples, como bonecos de “pauzinho” e sempre deu certo…invista nisso, conte essa história para ele e diga como é importante ele se manter calmo e tranquilo no trajeto.
      Leia com ele como uma história em quadrinhos e deixe com ele. Essa atitude traz segurança e diminui a ansiedade natural deles.
      Esperamos ajudar.

  11. adriana
    27/03/2015
    Responder

    Olá vcs tem algum desenho onde mostra que empurrar as crianças não pode. o meu filho faz isso na escola e não aprende nunca ..quem sabe com imagens
    obrigada 🙂 eu amo esse site muito bacana já está em meu favoritos.

    • Autismo Projeto Integrar
      23/06/2015
      Responder

      Olá Adriana, obrigada pelo contato.
      Não possuímos esse desenho. Tente imagens sim, pode ajuda-lo. Seu pedido esta anotado, num momento oportuno tentaremos produzi-lo.

  12. Marcia da Costa
    26/07/2015
    Responder

    Não estou conseguindo fazer o downloads dos desenhos para imprimir. GOSTEI MTO DA IDÉIA,MEU FILHO DAVI fala pouco e mto carinhoso comigo,mas não obdece comandos

    • Autismo Projeto Integrar
      29/07/2015
      Responder

      Olá Marcia.
      Tente clicar com o lado direito do mouse e salvar a imagem no seu computador.
      Esperamos ajudar com os desenhos.
      Até breve

  13. Aline Nunes
    16/11/2015
    Responder

    Adorei as imagens sobre comportamento!!
    No momento preciso de imagens que ensinem meu filho a não andar nu pela casa! Pois agora é um comportamento corrigir dele.

    • Autismo Projeto Integrar
      24/01/2016
      Responder

      Olá Aline, não temos esse desenho no momento. Mas posso te passar uma sugestão? Mostre o desenho do Banho Bom e diga a ele que pelado, só no banho. Existe todo um procedimento para se construir os Desenhos Roterizados, mas tem uma mãe que aproveitou nosso desenho do Banho Bom para essa finalidade e deu certo. Veja com seu profissional uma orientação de como usar o Desenho do Banho Bom. Pode ajudar.
      abraços

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