Autismo Projeto IntegrarAutismo Projeto Integrar
  • Home
  • Quem somos
    • Sobre o Projeto
    • De Pais para Pais
    • Nossa intenção
    • Nossa motivação
    • Colaboradores
  • Desenhos
    • O que são
    • Como usar
    • Todos os Desenhos
    • :: Saúde
    • :: Higiene
    • :: Comportamento
    • :: Contexto Escolar
    • :: Cotidiano
  • Sobre o Autismo
    • Definições
    • Aspectos legais
    • Tipos de tratamento
    • Outras referências
  • Inclusão
    • APP para celular
    • A escola preparada
    • Atitudes favoráveis
    • Rotina e Noção Temporal
  • Curso EAD
    • Sobre o curso EAD
    • Aula 1
    • Aula 2
    • Aula 3
    • Aula 4
    • Aula 5
  • Blog
    • Últimos posts
    • Notícias
    • Autismo e música
    • Dia 2 de abril
    • Vídeos e Palestras
  • Fale conosco
  • Home
  • Quem somos
    • Sobre o Projeto
    • De Pais para Pais
    • Nossa intenção
    • Nossa motivação
    • Colaboradores
  • Desenhos
    • O que são
    • Como usar
    • Todos os Desenhos
    • :: Saúde
    • :: Higiene
    • :: Comportamento
    • :: Contexto Escolar
    • :: Cotidiano
  • Sobre o Autismo
    • Definições
    • Aspectos legais
    • Tipos de tratamento
    • Outras referências
  • Inclusão
    • APP para celular
    • A escola preparada
    • Atitudes favoráveis
    • Rotina e Noção Temporal
  • Curso EAD
    • Sobre o curso EAD
    • Aula 1
    • Aula 2
    • Aula 3
    • Aula 4
    • Aula 5
  • Blog
    • Últimos posts
    • Notícias
    • Autismo e música
    • Dia 2 de abril
    • Vídeos e Palestras
  • Fale conosco

Atitudes favoráveis

  • Home
  • Atitudes favoráveis
  • Painel de ações

Painel de ações

  • Postado por Projeto Integrar
  • Categorias Atitudes favoráveis, Rotina e Noção Temporal
  • Data 25/10/2013
  • Comentário 9 comments

Antecipar para nosso filho ou aluno o momento que ele se encontra e o que fará posteriormente o ajuda a entender o conceito de tempo tão difícil para ele. Essa dificuldade de entendimento sobre a duração do tempo faz com que os sentimentos de ansiedade se aflorem gerando angústia e assim os disparos de nervosismos e ansiedade tendem a aparecer com frequência.

Na prática, se ele tiver uma ação para fazer que não goste muito,  entenderá que em seguida virá outra coisa e não ficará preso a essa sensação de insatisfação por fazer algo que não quer ou tem dificuldade (o que também gera outro motivo de resistência). E isso se aplica também àquilo que ele gosta demais ou tem fixação, o ajudamos a entender que ele irá fazer “outras coisas” e não só àquilo que ele deseja.

O ajuda a compreender e organizar a continuidade de suas ações ou tarefas.


Criando o Painel de Organização de Ações

Apresentaremos em 2 formatos, vertical e horizontal.

Uma boa dica é colocar o nome ou foto da criança na primeira coluna.

Para o formato abaixo, vertical, coloque as ações realizadas na ordem de cima para baixo. Conforme a ação é realizada você vai colocando ela quadro, até que é parabenizado com o “muito bem” e ele poderá dar uma pausa, tomar uma água, ir brincar com um brinquedo escolhido, um pequeno descanso, uns 5 minutos, porque é desafiador para eles toda essa concentração, houve muita energia gasta para isso.

Após ter realizado as ações propostas, vamos parabeniza-lo com alegria, nos mostramos muito felizes dizendo por exemplo, “muito bem, você conseguiu”… Sempre incentivando a cumprir uma tarefa determinada. E com o painel de ações ele consegue visualizar, de uma melhor forma, o que realizou, o que é muito bacana.

Muito importante dizer que devemos incentivar o prazer da criança adquirir uma habilidade ou aprendizado, pelo simples fato dela estar adquirindo algum conhecimento e não atrelar essa conquista a algo que ela venha receber em troca. Então posicionarmos a criança no que ela conquistou na atividade proposta é muito bacana, pois ela vai ganhando esse conceito de realização de algo e não automatiza apenas, eu faço, eu recebo.


Painel de Organização de Ações. Projeto Intergrar


Painel na Na Escola

Outra forma de aplicar o painel acima é com  a lição de casa da escola e na escola.

Dividisse a lição pedida pelo professor em  3 etapas (de acordo com esse painel) e vamos completando cada quadro com uma estrela (por exemplo), para cada exercício que se faz preenche-se o quadro com a estrela, até que termina sua lição.

Com meu filho da muito certo essa atitude, assim ele sabe que não vai sair logo para brincar, por exemplo, que tem que finalizar a tarefa proposta, ou ainda o organiza deixando-o menos ansioso por entender que ainda terá um ou mais passos até finalizar sua atividade. O que ajuda muito no foco de atenção regulando suas ansiedades e organizando seu excesso de estímulos sensoriais, possibilitando assim, sua maior autonomia, pois ele mesmo, sem a ajuda de outro poderá se organizar e dar conta de suas tarefas.

Obs: Esta é uma atitude simples e transformadora para organizar o aprendizado do autista na sala de aula.

Obs: a dica abaixo, Fazer/Feito, encontrei num blog de uma mãe portuguesa:

  • www.partilharombroamigo.blogspot.com (recomendo muito!)

No painel abaixo as ações se mantêm na coluna da esquerda, FAZER, conforme a criança realiza a ação ou atividade proposta a figura irá para a coluna, FEITO. Esse quadro é muito bom ajuda a noção de antes e depois e a entender o conceito de ação realizada.

  • Fazer: sentido de tempo, agora.
  • Feito: sentido de tempo, ação realizada.

Painel de Organização de Ações.
Projeto Integrar

Painel de Ações e Organização. Projeto Integrar.
Painel de Ações e Organização.
Projeto Integrar.

Como fazer o seu painel

Primeiro imprima o painel de ações que escolher e plastifique (pode ser usando durex ou fita adesiva transparente), ou faça seu próprio painel, utilizando os exemplos acima como molde.

Utilize, fotos, desenhos ou escreva as ações, num papel sulfite; ou no caso das tarefas escolares faça o desenho de estrelas ou círculos, para que cada etapa seja preenchida por uma estrela ou círculo.

Cole essas ações num papel bem resistente, pode ser num papelão, cubra com contact/durex largo ou plastifique, corte em quadrado, utilize velcro para colocar no verso, assim poderá retirar do quadro quando a ação estiver realizada ou modifica-la de coluna, conforme o Painel que for utilizar.

Publicação: fevereiro de 2014.

  • Compartilhar:
Projeto Integrar

Artigo anterior

Desenhos: Hora de acordar e Hora de dormir
25/10/2013

Artigo seguinte

Estrutura de Atividades: para pais e educadores
25 fevereiro, 2014

Você também pode gostar

  • Autismo: “Goela abaixo da Educação”
    9 maio, 2018

    9 comentários

  1. Simone Piardi
    19/09/2014
    Responder

    Adorei, as idéias, sou professora da Sala Multifuncional e trabalho com 5 autistas atualmente.

  2. erica landim
    16/07/2015
    Responder

    sou professora de Núcleo de apoio ao Autista, estou adorando as ideias.
    Obrigada a compartilhar conosco essas ideias.

    • Autismo Projeto Integrar
      29/07/2015
      Responder

      Muito Obrigada Érica, seja bem vinda!

  3. joão bacelar cardoso
    05/10/2015
    Responder

    eu tenho um filho autista de 16 anos.o estado dele é grave.ele mora com a avó materna de 73 anos e esta desassistido pelo poder público, Sendo que nós não temos condições de colocá-lo em um centro de tratamento especializado particular.por isso peço ajuda de todos, para que emquanto é tempo poder cuidar da saúde de meu fiho.até um beneficio que lhe é de direito foi negado.celular:(73)88612192 ou email:bacelarcarcardoso@hotmail.com

    • Autismo Projeto Integrar
      27/10/2015
      Responder

      Olá João, que cidade vcs moram?
      Procurou a Defensoria de sua cidade? Existem grupos de pais e de assistência aonde moram? Nos escreva: integrarprojeto@gmail.com

    • Karen Souza
      17/11/2015
      Responder

      porque ele mora com a avó materna??? Eu acho que primeiramente a família (pai e mãe) deve amparar este adolescente, para só então cobrar o poder publico, se os próprios pais não fizerem nada, quem vai fazer???

  4. Karen Souza
    17/11/2015
    Responder

    Parabéns!!!! vou compartilhar

  5. francimar
    03/03/2024
    Responder

    o trabalho de vocês é maravilhoso. Utilizo a vários anos e nunca perde a funcionalidade. Parabéns.

    • Adriana Godoy
      27/07/2024
      Responder

      Muito Obrigada.

Deixe uma mensagem Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclusão escolar

Parecer 50/2023 do CNE, porquê sou contra.
27jul2024
A inclusão escolar é preparação para vida e ela necessita compromisso da escola e comunidade
22set2021
O Decreto da Exclusão e a Luta da Pessoa Autista na garantia de seus direitos históricamente violados.
22set2021
Educação Inclusiva; Educação Especializada na Perspectiva da Educação Inclusiva e a Flexibilização de Conteúdo.
27fev2021
STF e a decisão sobre a obrigatoriedade da garantia do Profissional de Apoio ou Professor Auxiliar
27nov2018

Últimos posts

Desenhos Roteirizados para realização de exames de saúde
01abr2025
Parecer 50/2023 do CNE, porquê sou contra.
27jul2024
Exames Médicos- procedimentos
29out2023
Uso do absorvente
29out2023
A inclusão escolar é preparação para vida e ela necessita compromisso da escola e comunidade
22set2021

Seja um Colaborador

Prezado leitor, você ou sua instituição utiliza nossos desenhos? Você os recomendaria aos seus colegas ou às pessoas que você assiste?

Entre em contato pelo e-mail integrarprojeto@gmail.com e torne-se um "Colaborador Espontâneo", validando o nosso trabalho.

© 2025 Autismo Projeto Integrar