Painel de ações
Antecipar para nosso filho ou aluno o momento que ele se encontra e o que fará posteriormente o ajuda a entender o conceito de tempo tão difícil para ele. Essa dificuldade de entendimento sobre a duração do tempo faz com que os sentimentos de ansiedade se aflorem gerando angústia e assim os disparos de nervosismos e ansiedade tendem a aparecer com frequência.
Na prática, se ele tiver uma ação para fazer que não goste muito, entenderá que em seguida virá outra coisa e não ficará preso a essa sensação de insatisfação por fazer algo que não quer ou tem dificuldade (o que também gera outro motivo de resistência). E isso se aplica também àquilo que ele gosta demais ou tem fixação, o ajudamos a entender que ele irá fazer “outras coisas” e não só àquilo que ele deseja.
O ajuda a compreender e organizar a continuidade de suas ações ou tarefas.
Criando o Painel de Organização de Ações
Apresentaremos em 2 formatos, vertical e horizontal.
Uma boa dica é colocar o nome ou foto da criança na primeira coluna.
Para o formato abaixo, vertical, coloque as ações realizadas na ordem de cima para baixo. Conforme a ação é realizada você vai colocando ela quadro, até que é parabenizado com o “muito bem” e ele poderá dar uma pausa, tomar uma água, ir brincar com um brinquedo escolhido, um pequeno descanso, uns 5 minutos, porque é desafiador para eles toda essa concentração, houve muita energia gasta para isso.
Após ter realizado as ações propostas, vamos parabeniza-lo com alegria, nos mostramos muito felizes dizendo por exemplo, “muito bem, você conseguiu”… Sempre incentivando a cumprir uma tarefa determinada. E com o painel de ações ele consegue visualizar, de uma melhor forma, o que realizou, o que é muito bacana.
Muito importante dizer que devemos incentivar o prazer da criança adquirir uma habilidade ou aprendizado, pelo simples fato dela estar adquirindo algum conhecimento e não atrelar essa conquista a algo que ela venha receber em troca. Então posicionarmos a criança no que ela conquistou na atividade proposta é muito bacana, pois ela vai ganhando esse conceito de realização de algo e não automatiza apenas, eu faço, eu recebo.
Painel na Na Escola
Outra forma de aplicar o painel acima é com a lição de casa da escola e na escola.
Dividisse a lição pedida pelo professor em 3 etapas (de acordo com esse painel) e vamos completando cada quadro com uma estrela (por exemplo), para cada exercício que se faz preenche-se o quadro com a estrela, até que termina sua lição.
Com meu filho da muito certo essa atitude, assim ele sabe que não vai sair logo para brincar, por exemplo, que tem que finalizar a tarefa proposta, ou ainda o organiza deixando-o menos ansioso por entender que ainda terá um ou mais passos até finalizar sua atividade. O que ajuda muito no foco de atenção regulando suas ansiedades e organizando seu excesso de estímulos sensoriais, possibilitando assim, sua maior autonomia, pois ele mesmo, sem a ajuda de outro poderá se organizar e dar conta de suas tarefas.
Obs: Esta é uma atitude simples e transformadora para organizar o aprendizado do autista na sala de aula.
Obs: a dica abaixo, Fazer/Feito, encontrei num blog de uma mãe portuguesa:
- www.partilharombroamigo.blogspot.com (recomendo muito!)
No painel abaixo as ações se mantêm na coluna da esquerda, FAZER, conforme a criança realiza a ação ou atividade proposta a figura irá para a coluna, FEITO. Esse quadro é muito bom ajuda a noção de antes e depois e a entender o conceito de ação realizada.
- Fazer: sentido de tempo, agora.
- Feito: sentido de tempo, ação realizada.
Painel de Organização de Ações.
Projeto Integrar
Como fazer o seu painel
Primeiro imprima o painel de ações que escolher e plastifique (pode ser usando durex ou fita adesiva transparente), ou faça seu próprio painel, utilizando os exemplos acima como molde.
Utilize, fotos, desenhos ou escreva as ações, num papel sulfite; ou no caso das tarefas escolares faça o desenho de estrelas ou círculos, para que cada etapa seja preenchida por uma estrela ou círculo.
Cole essas ações num papel bem resistente, pode ser num papelão, cubra com contact/durex largo ou plastifique, corte em quadrado, utilize velcro para colocar no verso, assim poderá retirar do quadro quando a ação estiver realizada ou modifica-la de coluna, conforme o Painel que for utilizar.
Publicação: fevereiro de 2014.
9 comentários
Adorei, as idéias, sou professora da Sala Multifuncional e trabalho com 5 autistas atualmente.
sou professora de Núcleo de apoio ao Autista, estou adorando as ideias.
Obrigada a compartilhar conosco essas ideias.
Muito Obrigada Érica, seja bem vinda!
eu tenho um filho autista de 16 anos.o estado dele é grave.ele mora com a avó materna de 73 anos e esta desassistido pelo poder público, Sendo que nós não temos condições de colocá-lo em um centro de tratamento especializado particular.por isso peço ajuda de todos, para que emquanto é tempo poder cuidar da saúde de meu fiho.até um beneficio que lhe é de direito foi negado.celular:(73)88612192 ou email:bacelarcarcardoso@hotmail.com
Olá João, que cidade vcs moram?
Procurou a Defensoria de sua cidade? Existem grupos de pais e de assistência aonde moram? Nos escreva: integrarprojeto@gmail.com
porque ele mora com a avó materna??? Eu acho que primeiramente a família (pai e mãe) deve amparar este adolescente, para só então cobrar o poder publico, se os próprios pais não fizerem nada, quem vai fazer???
Parabéns!!!! vou compartilhar
o trabalho de vocês é maravilhoso. Utilizo a vários anos e nunca perde a funcionalidade. Parabéns.
Muito Obrigada.