Desenho: Provar uma comida nova
Olá queridos amigos, é com muita alegria que compartilhamos o novo Desenho Roteirizado que produzimos: “Provar Uma Comida Nova”, nas versões Menino e Menina.
Ele foi desenvolvido em parceria com a TEAMM – Ambulatório de Cognição Social Prof. Marcos Tomanik Mercadante da Universidade Federal de São Paulo (https://www.ambulatorioautismo.com).
Em dezembro de 2016, fomos convidados a partilhar com os profissionais do Ambulatório de Autismo da UNIFESP nossa experiência com Desenhos Roteirizados.
Foi uma iniciativa que muito nos honrou, mas que também nos desafiou, pois seria a primeira vez que falaríamos para um público exclusivamente de profissionais especializados e de referência em autismo da cidade de São Paulo. Em nossa palestra abordamos o histórico e os aprendizados que fizemos no desenvolvimento da técnica de Desenhos Roteirizados, que compartilhamos no Autismo Projeto Integrar. Importante destacar que consideramos nosso trabalho como um processo de desenvolvimento contínuo. A cada dia estudamos e nos informamos para melhor atender as necessidades de nosso filho e das famílias que utilizam nossos desenhos.
O convite da TEAMM representou duas coisas muito importantes para nós: a valorização da família no processo de desenvolvimento da pessoa com autismo e a certeza de que promover capacidade e autonomia é estar num bom caminho.
Na parte final da palestra, propusemos uma atividade prática desafiadora: a equipe de profissionais do TEAMM teria que produzir um Desenho Roteirizado a partir de algumas orientações sobre construção de roteiros, que ensinamos no nosso curso de EAD.
O resultado foi surpreendente e enriquecedor. O tema proposto pelos profissionais do TEAMM foi “Provar uma comida nova”, que é uma dificuldade recorrente identificada pelo grupo. Nessa situação, a atitude desafiadora a ser superada pela pessoa com TEA é a de não empurrar o prato diante de uma comida nova. E resposta a isso, o desenho procura valorizar a atitude de se permitir provar uma nova comida.
Algumas das sugestões de utilização constam no próprio desenho. Converse com seu terapeuta ou com sua equipe para decidir a melhor utilização do material. Qualquer dúvida nos escreva: integrarprojeto@gmail.com
Lembre-se que é obrigatório citar a fonte do desenho ao reproduzi-lo. Nosso material é gratuito para download, mas não pode ser comercializado.
Abraços Adriana Godoy.
Clique na imagem abaixo para acessar o arquivo em alta resolução.
Todos os direitos reservados | Proibida a venda | Distribuição gratuita