Autismo Projeto IntegrarAutismo Projeto Integrar
  • Home
  • Quem somos
    • Sobre o Projeto
    • De Pais para Pais
    • Nossa intenção
    • Nossa motivação
    • Colaboradores
  • Desenhos
    • O que são
    • Como usar
    • Todos os Desenhos
    • :: Saúde
    • :: Higiene
    • :: Comportamento
    • :: Contexto Escolar
    • :: Cotidiano
  • Sobre o Autismo
    • Definições
    • Aspectos legais
    • Tipos de tratamento
    • Outras referências
  • Inclusão
    • APP para celular
    • A escola preparada
    • Atitudes favoráveis
    • Rotina e Noção Temporal
  • Curso EAD
    • Sobre o curso EAD
    • Aula 1
    • Aula 2
    • Aula 3
    • Aula 4
    • Aula 5
  • Blog
    • Últimos posts
    • Notícias
    • Autismo e música
    • Dia 2 de abril
    • Vídeos e Palestras
  • Fale conosco
  • Home
  • Quem somos
    • Sobre o Projeto
    • De Pais para Pais
    • Nossa intenção
    • Nossa motivação
    • Colaboradores
  • Desenhos
    • O que são
    • Como usar
    • Todos os Desenhos
    • :: Saúde
    • :: Higiene
    • :: Comportamento
    • :: Contexto Escolar
    • :: Cotidiano
  • Sobre o Autismo
    • Definições
    • Aspectos legais
    • Tipos de tratamento
    • Outras referências
  • Inclusão
    • APP para celular
    • A escola preparada
    • Atitudes favoráveis
    • Rotina e Noção Temporal
  • Curso EAD
    • Sobre o curso EAD
    • Aula 1
    • Aula 2
    • Aula 3
    • Aula 4
    • Aula 5
  • Blog
    • Últimos posts
    • Notícias
    • Autismo e música
    • Dia 2 de abril
    • Vídeos e Palestras
  • Fale conosco

Comportamento

  • Home
  • Comportamento
  • Desenho: Provar uma comida nova

Desenho: Provar uma comida nova

  • Postado por Adriana Godoy
  • Categorias Comportamento, Cotidiano
  • Data 08/05/2017
  • Comentário 0 comentários

Olá queridos amigos, é com muita alegria que compartilhamos o novo Desenho Roteirizado que produzimos: “Provar Uma Comida Nova”, nas versões Menino e Menina.

Ele foi desenvolvido em parceria com a TEAMM – Ambulatório de Cognição Social Prof. Marcos Tomanik Mercadante da Universidade Federal de São Paulo (https://www.ambulatorioautismo.com).

Em dezembro de 2016, fomos convidados a partilhar com os profissionais do Ambulatório de Autismo da UNIFESP nossa experiência com Desenhos Roteirizados.

Foi uma iniciativa que muito nos honrou, mas que também nos desafiou, pois seria a primeira vez que falaríamos para um público exclusivamente de profissionais especializados e de referência em autismo da cidade de São Paulo. Em nossa palestra abordamos o histórico e os aprendizados que fizemos no desenvolvimento da técnica de Desenhos Roteirizados, que compartilhamos no Autismo Projeto Integrar. Importante destacar que consideramos nosso trabalho como um processo de desenvolvimento contínuo. A cada dia estudamos e nos informamos para melhor atender as necessidades de nosso filho e das famílias que utilizam nossos desenhos.

O convite da TEAMM representou duas coisas muito importantes para nós: a valorização da família no processo de desenvolvimento da pessoa com autismo e a certeza de que promover capacidade e autonomia é estar num bom caminho.

Na parte final da palestra, propusemos uma atividade prática desafiadora: a equipe de profissionais do TEAMM teria que produzir um Desenho Roteirizado a partir de algumas orientações sobre construção de roteiros, que ensinamos no nosso curso de EAD.

O resultado foi surpreendente e enriquecedor. O tema proposto pelos profissionais do TEAMM foi “Provar uma comida nova”, que é uma dificuldade recorrente identificada pelo grupo. Nessa situação, a atitude desafiadora a ser superada pela pessoa com TEA é a de não empurrar o prato diante de uma comida nova. E resposta a isso, o desenho procura valorizar a atitude de se permitir provar uma nova comida.

Algumas das sugestões de utilização constam no próprio desenho. Converse com seu terapeuta ou com sua equipe para decidir a melhor utilização do material. Qualquer dúvida nos escreva: integrarprojeto@gmail.com

Lembre-se que é obrigatório citar a fonte do desenho ao reproduzi-lo. Nosso material é gratuito para download, mas não pode ser comercializado.

Abraços Adriana Godoy.


Clique na imagem abaixo para acessar o arquivo em alta resolução.

Todos os direitos reservados | Proibida a venda | Distribuição gratuita

 

  • Compartilhar:
Adriana Godoy

Artigo anterior

A Nova Escola: como sair do papel e do conceito?
08/05/2017

Artigo seguinte

Desenho: Eletrocardiograma
7 julho, 2017

Você também pode gostar

  • Desenho: Eletrocardiograma
    7 julho, 2017
  • Desenho: Hoje tem terapia
    3 fevereiro, 2017
  • Como usar a Agenda Semanal
    18 janeiro, 2017

Deixe uma mensagem Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclusão escolar

Parecer 50/2023 do CNE, porquê sou contra.
27jul2024
A inclusão escolar é preparação para vida e ela necessita compromisso da escola e comunidade
22set2021
O Decreto da Exclusão e a Luta da Pessoa Autista na garantia de seus direitos históricamente violados.
22set2021
Educação Inclusiva; Educação Especializada na Perspectiva da Educação Inclusiva e a Flexibilização de Conteúdo.
27fev2021
STF e a decisão sobre a obrigatoriedade da garantia do Profissional de Apoio ou Professor Auxiliar
27nov2018

Últimos posts

Desenhos Roteirizados para realização de exames de saúde
01abr2025
Parecer 50/2023 do CNE, porquê sou contra.
27jul2024
Exames Médicos- procedimentos
29out2023
Uso do absorvente
29out2023
A inclusão escolar é preparação para vida e ela necessita compromisso da escola e comunidade
22set2021

Seja um Colaborador

Prezado leitor, você ou sua instituição utiliza nossos desenhos? Você os recomendaria aos seus colegas ou às pessoas que você assiste?

Entre em contato pelo e-mail integrarprojeto@gmail.com e torne-se um "Colaborador Espontâneo", validando o nosso trabalho.

© 2025 Autismo Projeto Integrar