Autismo Projeto IntegrarAutismo Projeto Integrar
  • Home
  • Quem somos
    • Sobre o Projeto
    • De Pais para Pais
    • Nossa intenção
    • Nossa motivação
    • Colaboradores
  • Desenhos
    • O que são
    • Como usar
    • Todos os Desenhos
    • :: Saúde
    • :: Higiene
    • :: Comportamento
    • :: Contexto Escolar
    • :: Cotidiano
  • Sobre o Autismo
    • Definições
    • Aspectos legais
    • Tipos de tratamento
    • Outras referências
  • Inclusão
    • APP para celular
    • A escola preparada
    • Atitudes favoráveis
    • Rotina e Noção Temporal
  • Curso EAD
    • Sobre o curso EAD
    • Aula 1
    • Aula 2
    • Aula 3
    • Aula 4
    • Aula 5
  • Blog
    • Últimos posts
    • Notícias
    • Autismo e música
    • Dia 2 de abril
    • Vídeos e Palestras
  • Fale conosco
  • Home
  • Quem somos
    • Sobre o Projeto
    • De Pais para Pais
    • Nossa intenção
    • Nossa motivação
    • Colaboradores
  • Desenhos
    • O que são
    • Como usar
    • Todos os Desenhos
    • :: Saúde
    • :: Higiene
    • :: Comportamento
    • :: Contexto Escolar
    • :: Cotidiano
  • Sobre o Autismo
    • Definições
    • Aspectos legais
    • Tipos de tratamento
    • Outras referências
  • Inclusão
    • APP para celular
    • A escola preparada
    • Atitudes favoráveis
    • Rotina e Noção Temporal
  • Curso EAD
    • Sobre o curso EAD
    • Aula 1
    • Aula 2
    • Aula 3
    • Aula 4
    • Aula 5
  • Blog
    • Últimos posts
    • Notícias
    • Autismo e música
    • Dia 2 de abril
    • Vídeos e Palestras
  • Fale conosco

A escola preparada

  • Home
  • A escola preparada
  • Desenhos de apoio para vida escolar

Desenhos de apoio para vida escolar

  • Postado por Projeto Integrar
  • Categorias A escola preparada, Contexto Escolar
  • Data 27/02/2014
  • Comentário 4 comments

Esses desenhos auxiliam na compreensão da importância de estudar, ajudam e reforçam comportamentos e interação com a escola aberta à inclusão. É importante usar esse recurso pois a pessoa com TEA se identifica nos personagens (ficar atento aos elementos que causam essa identificação) e consegue definir melhor essa ação na rotina do dia a dia.

  • Leia com seu filho cada cena.
  • Pergunte o que ele vê, lembre-se que mesmo que ele não seja verbal, você pode situa-lo na situação que o desenho apresenta, o colocando como o personagem principal. Por exemplo: -“Olha João, você esta chegando na escola, e depois, o que acontece? Você entra na sala de aula…” , e assim por diante…
  • Imprima o desenho, plastifique, deixe uma cópia na pasta escolar de seu filho, ou aluno, onde também deverão estar outros materiais de apoio que ele use. O ideal é que essa pasta vá e volte diariamente, pois assim, os pais, poderão ler junto com seus filho o calendário de aulas do dia e posteriormente o desenho “Na Escola”, ajudando e reforçando seu comportamento e interação com a escola.

Clique nas imagens abaixo para acessar os arquivos em alta resolução.

Todos os direitos reservados | Proibida a venda | Distribuição gratuita
Arte: Neimer Gianvechio | Autismo Projeto Integrar

c-na-escola-com-numeracao


Versão sem números


Versão sem números e sem ações escritas. Você poderá aqui inserir a numeração caso ache que ajude a compreender melhor a ordem do desenho.

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Compartilhar:
Projeto Integrar

Artigo anterior

Porquê desenhos sobre comportamento
27/02/2014

Artigo seguinte

Desenhos: Hora de acordar e Hora de dormir
11 maio, 2014

Você também pode gostar

  • STF e a decisão sobre a obrigatoriedade da garantia do Profissional de Apoio ou Professor Auxiliar
    27 novembro, 2018

    4 comentários

  1. Maria aparecida borges
    27/08/2015
    Responder

    Bom dia, Deus os abençoe por esse projeto, com certeza vai ajudar muito com meu netinho de seis anos. Missa grande dificuldade é a comunicação verbal. Obrigada.

    • Autismo Projeto Integrar
      10/11/2015
      Responder

      Muito obrigada Dna Maria Aparecida. Mantenha-se firme. O Autismo representa apenas uma outra forma de entender o mundo. Nossas crianças são inteligentes e afetivas. Merecem todo nosso cuidado e paciência.
      Busque o máximo de informação e estimule o quanto puderem, aos poucos ele conquistará uma melhor comunicação.

  2. Nadia maria Paiva Corrêa
    03/02/2016
    Responder

    Estou precisando montar uma agenda básica pros meus. Gemeos autistas não verbais com 14 anos.entendem tudo que falamos com eles. Mas tem dias que ficam agressivos por causa da comunicação. Frequentam a APAE de ipatinga

    • Autismo Projeto Integrar
      05/02/2016
      Responder

      Oi Nadia, falamos disso em nosso site, no ícone Painel de Ações/ Calendário Semanal. Acredito que ajudará os meninos se organizarem, e os disparos de agressividade diminuem. Por vezes acontecem pq ficam desorganizados e não sabem oque vai acontecer.

Deixe uma mensagem Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclusão escolar

Parecer 50/2023 do CNE, porquê sou contra.
27jul2024
A inclusão escolar é preparação para vida e ela necessita compromisso da escola e comunidade
22set2021
O Decreto da Exclusão e a Luta da Pessoa Autista na garantia de seus direitos históricamente violados.
22set2021
Educação Inclusiva; Educação Especializada na Perspectiva da Educação Inclusiva e a Flexibilização de Conteúdo.
27fev2021
STF e a decisão sobre a obrigatoriedade da garantia do Profissional de Apoio ou Professor Auxiliar
27nov2018

Últimos posts

Desenhos Roteirizados para realização de exames de saúde
01abr2025
Parecer 50/2023 do CNE, porquê sou contra.
27jul2024
Exames Médicos- procedimentos
29out2023
Uso do absorvente
29out2023
A inclusão escolar é preparação para vida e ela necessita compromisso da escola e comunidade
22set2021

Seja um Colaborador

Prezado leitor, você ou sua instituição utiliza nossos desenhos? Você os recomendaria aos seus colegas ou às pessoas que você assiste?

Entre em contato pelo e-mail integrarprojeto@gmail.com e torne-se um "Colaborador Espontâneo", validando o nosso trabalho.

© 2025 Autismo Projeto Integrar