Autismo Projeto Integrar participa de exposição em Miami
No último dia 10 de abril, durante o mês que comemora a conscientização sobre o Autismo no mundo, a artista plástica brasileira Grazi Gadia lançou em Miami, na DUO ART GALLERY, sua primeira mostra itinerante chamada “When the light of my eyes meets yours”.
A exposição foi uma iniciativa do projeto Eyecontact – Lives Shaped by Autism, criado pela artista, que tem como missão contar as histórias de vida de pais e mães de autistas, reconhecendo o seu amor, a sua força, a sua resiliência ao lidarem com os desafios do autismo no seu dia-a-dia.
O projeto Eyecontact visa evidenciar a principal voz do autismo no Brasil e no mundo, que são os pais destas crianças, destacando a sua generosidade em acharem tempo para desenvolverem projetos sociais e de inclusão contribuindo para que esta comunidade tenha mais qualidade de vida.
A mostra contou histórias de pais de autistas dentro do conceito da pop art. Os retratos destas famílias foram exibidos em forma de posters. Histórias em quadrinhos contaram o caminho que cada um deles percorreu para criar e realizar seus projetos sociais. As fotos dos posters foram obtidas na sua maioria pelos pais e algumas por fotógrafos como Márcio Pinto. A produção dos quadrinhos foi uma parceria com o Projeto Autismo Integrar, de Adriana Godoy e Neimer Gianvechio, com estudantes e artistas da Quanta Academia de Artes de São Paulo. A Eyecontac já tem agenda para replicar sua mostra itinerante nos EUA e no Brasil.
Sobre Grazi Gadia
Grazi Gadia nasceu em Porto Alegre (RS). É arquiteta e publicitária, de fato e de coração, formada pela PUC-RS, com especialização em pesquisa de mercado.
Há 10 anos, saiu do sul do Brasil para o sul dos Estados Unidos, por razões que a razão não explica, só o coração. Mora em Weston na Florida. Casadíssima com Carlos Gadia, neuropediatra, desde 2006, ano que deixou sua terra natal e por isso ganhou uma família misturada, como se diz aqui nos Estados Unidos, uma “blended family” com 4 filhos: Babi (30), Gabi (30), Marcela (28) e o Marcelo (28).
É observadora e detalhista, por isso a arte foi transbordando na sua vida naturalmente através da pintura em acrílico. Participou de diversas mostras e exposições no Brasil e nos EUA com os projetos Favelicidades e Closed Doors / Opened Windows – reflecting the ups and downs after the diagnosis of autism. Também presta assessoria como designer de figurinos para Ziriguidum Cia – projeto de dança de sua filha Marcela Corbellini Duarte.
Veja como foi a exposição em Miami.
Sobre a Quanta Academia
Dirigida por Marcelo Campos, a Quanta Academia de Artes é uma escola dedicada ao ensino do Desenho de maneira ampla, e a todo tipo de arte ligada a esse universo, como Pintura, Ilustração, Histórias em Quadrinhos e Arte digital.
Entre os participantes da exposição “When the light of my eyes meets yours” estão alunos, ex-alunos, profissionais que já passaram e que atuam na Quanta Academia de Artes.
No Estúdio de Arte da Quanta que foram feitos os primeiros desenhos de Neimer Gianvechio, idealizador do Autismo Projeto Integrar, junto com Adriana Godoy. Durante a época em que trabalhou no estúdio, os desenhos produzidos por Neimer ganharam forma digital e roteiros estruturados como HQs e tornaram-se uma ferramenta para seu filho Victor, um adolescente com autismo, hoje com 15 anos e que desde a infância já utilizava os desenhos manuais do pai para aprendizado de autonomia, modelagem de comportamento e comunicação social.
Entre os artistas convidados estão Ronaldo Barata, Diretor de Arte e Tainan Rocha, Coordenador Pedagógico da Quanta. Os desenhistas que participaram do projeto, voluntariamente, são: André Monteiro, Helena Enne, Leandro Marcondes, Lygia Leal, Marcelo Ortega, Neimer Gianvechio, Paulo Lasae, Ronaldo Barata e Tainan Rocha.
Conheça as HQs produzidas para o projeto.
Ficha Técnica
- Coordenação Artística: Neimer Gianvechio
- Produção: Adriana Godoy e Neimer Gianvechio
- Roteiros Originais: Graziela Gadia
- Adaptação de Roteiro: Graziela Gadia e Adriana Godoy
Colaboração em adaptação de roteiro: Marcela Godoy - Letreiramento: Tainan Rocha
- Traduções: Graziela Gadia
- Apoio: Quanta Academia de Artes.
Artes
- História Marcos Mion: Arte e Cor: Tainan Rocha.
- História Ana Moésia: Arte e Cor: Ronaldo Barata.
- História Carol Felício: Arte: Neimer Gianvechio/ Cor: Marcelo Ortega
- História Daniely Lins e Silva: Arte: Neimer Gianvechio/ Cor: Marcelo Ortega
- História Bianca Bittencourt: Arte: Neimer Gianvechio/ Cor: Marcelo Ortega
- História Juliana Dadalto: Arte e Cor: Leandro Marcondes
- História Tatiana Takeda: Arte e Cor: Paulo Lasae
- História Elyse Matos: Arte e Cor: André Monteiro
- História Mara Gabas: Arte e Cor: Helena Enne
- História Adriana Godoy: Arte e Cor: Lygia Leal