Bom dia. Sou professora de educação básica e recebi o link e indicação do curso de uma amiga.
Tenho um aluno com hipótese de TEA no 1º no do ciclo (6 anos) na rede pública e acredito que o tema mais importante no caso seria a rotina escolar.
Temos: chegada (acolhimento), música, atividade, parque, educação física (quadra), atividade diversificada (diz respeito a teatro, vídeo, jogos pedagógicos, massinha, etc), lavar as mãos, beber aguá, brincadeiras, dia do brinquedo, aula de arte, quanto somos, calendário, uso do banheiro, tarefa para casa, saída, passeio.
Esta é basicamente a rotina da unidade escolar. Porém, como são várias e a ordem dos acontecimentos não é sempre a mesma, não sei se em quadrinhos é possível...
Adorei a primeira aula, darei continuidade ao curso.
Obrigada
Olá Professora Bel, bem vinda!
De uma olhada em nosso ícone de Inclusão Escolar, aba Painel de Ações e Noção Temporal. Tratamos exatamente desse assunto. Acredito que irá ajudar a como estruturar toda essa rotina modular a que se referiu. Isso é muito importante ser feito na escola.
Temos um Desenho de Rotina Escolar. Veja na Aba todos os Desenhos.
Vamos seguir!
Obrigada.
Um desenho roteirizado, que ajudasse a criança mostrando como se apresentar a pessoas novas, como parentes distantes, professores, psicólogos... Visto a ansiedade que essas crianças podem ter com pessoas novas, um desenho roteirizado seria algo que facilitaria o processo.
Olá Felipe! Ótimo roteiro sugerido! Vamos construir essa modelação.
Nossa segunda e terceira aula estarão disponíveis em breve e ajudarão muito no roteiro sugerido por você.
Obrigada por sua participação!
Olá! Quero parabenizar a forma de trabalho:muito didática,e a oportunidade de fazer o curso.
Sou psicóloga e penso que algo que pode ajudar é um roteiro para quando a criança não aceita ajuda.
Agradeço muito!
Olá! Quero parabenizar a forma de trabalho:muito didática,e a oportunidade de fazer o curso.
Sou psicóloga e penso que algo que pode ajudar é um roteiro para quando a criança não aceita ajuda.
Agradeço muito!
Olá! O que ajudaria meu paciente com tea seria um desenho roteirizado de como usar os talheres.
Olá! O que ajudaria meu paciente com tea seria um desenho roteirizado de como usar os talheres.
Trabalho em escolas públicas e percebo diferentes graus de TEA, mas o que observo como uma prática difícil é a ida ao banheiro. Alguns ainda usam fraldas e outros fazem sua necessidades em local inadequado.
Um desenho que poderia ajudar meu aluno seria na hora das refeições cafe, almoço, lanche da tarde. Adorei
Olá Rosemarie!
Obrigada pela palavras! As observações de vocês são muito importantes para aprimorarmos nosso trabalho. Sua sugestão é um excelente roteiro para produzirmos em aula. Não deixe de acompanhar o curso. Nessa terceira aula começamos a afinar o processo de construção de roteiro.
Olá! O que ajudaria meu paciente com tea seria um desenho roteirizado de como usar os talheres.
Olá Josceny! Vamos pensar se já com as três primeiras aulas poderíamos iniciar a construção desse roteiro? Estabeleça em primeiro ponto a divisão do passo a passo.
Seu roteiro ajudará muitas pessoas!
Trabalho em escolas públicas e percebo diferentes graus de TEA, mas o que observo como uma prática difícil é a ida ao banheiro. Alguns ainda usam fraldas e outros fazem sua necessidades em local inadequado.
Olá Ana! Sim os graus de TEA são diferentes. Hoje falamos de "autismos", justamente pela ampla gama do espectro. A aprendizagem da utilização do banheiro requer estratégia conjunta, com a família e terapeutas que cuidam da criança. Esse aprendizado pode levar meses. Para o Desenho Roteirizado ser eficaz e ajudar nesse processo é preciso ter a certeza de que a criança reconhece as pistas visuais.
Em nosso site temos um Desenho Roteirizado feminino e masculino para utilização do banheiro. De uma olhada e veja se adéqua à sua necessidade.
Vamos falando!
Olá! Quero parabenizar a forma de trabalho:muito didática,e a oportunidade de fazer o curso.
Sou psicóloga e penso que algo que pode ajudar é um roteiro para quando a criança não aceita ajuda.
Agradeço muito!
Olá Rosemarie!
Obrigada pela palavras! As observações de vocês são muito importantes para aprimorarmos nosso trabalho. Sua sugestão é um excelente roteiro para produzirmos em aula. Não deixe de acompanhar o curso. Nessa terceira aula começamos a afinar o processo de construção de roteiro.
Um desenho que poderia ajudar meu aluno seria na hora das refeições cafe, almoço, lanche da tarde. Adorei
Olá Suelen, bem vinda!
Qual aprendizagem primordial para seu aluno? Ficar sentado? Se servir? Experimentar a comida?
O primeiro passo aqui é estabelecer um único aprendizado.
Vamos seguindo nessa construção!