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Palestra – A família e o ensino inclusivo

  • Postado por Projeto Integrar
  • Categorias Atitudes favoráveis, Vídeos e Palestras
  • Data 30/10/2013
  • Comentário 7 comments

O texto abaixo foi escrito para o evento realizado na Assembléia Legislativa de São Paulo por ocasião da data de 2 de abril de 2013, Dia Mundial do Autismo. Nessa data,  falamos sobre inclusão escolar com outros convidados (pais e profissionais), a convite da Instituição Autismo & Realidade, onde sou Coordenadora do Grupo de Pais.

Meu texto foi inspirado no vídeo de Faith Jegede, sugiro ver o vídeo antes de ler o texto. Foi apresentado dessa forma na Assembléia Legislativa de São Paulo, com a finalidade de inspirar aos que nos ouviam, da mesma forma que me senti sensibilizada ao escrever.  

(Adriana Godoy- Idealizadora do Autismo Projeto Integrar).

 

Então, em uma de minhas mais honrosas e desafiadoras tarefas que é falar sobre o papel dos pais na Inclusão, no dia de hoje, eu digo:

Se eu pudesse dizer algo ao meu filho eu diria você não precisa ser normal, você pode ser extraordinário!

E se eu pudesse dizer algo a vocês pais e a mim eu diria: Não me digam que sou normal!

Ser pai de uma criança especial só cabe a pessoas especiais, jamais seremos normais, jamais seremos comuns…

Você pode tentar mas essa roupa não te serve! Esse é nosso primeiro aprendizado de inclusão, aceitar a nossa parte especial da missão.

É preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter graça, é preciso ter gana, sempre!

Cada queda deve ser revertida na mesma proporção de nosso impulso para levantarmos.

Devemos nos dar o direito de chorar desde que saibamos reverter nossas lágrimas em sorriso aos nossos filhos extraordinários!

Por isso a Inclusão é uma missão nossa!

Com as informações que temos hoje, podemos nos munir de ferramentas para a luta, agradecer o apoio de cada profissional que cuidam de nossos filhos, mas a luta em si, é nossa.

A inclusão não é apenas educacional, essa é uma pequena parte, a inclusão que vamos desbravar é uma inclusão social, devemos ser pioneiros e temos que aceitar isso.

E como fazer valer nossos direitos, os direitos de nossos filhos?

Respeitando a ignorância do outro e informando o ignorante a todo tempo.

Ajustando cada brecha que encontrarmos no caminho. 

Vigiando e agindo sempre…

Inclusão: Do verbo incluir (do latim includere), significa conter em, compreender, fazer parte de, ou participar de.

Assim, em sua definição, falar em inclusão escolar é falar do aluno que está contido na escola, que participa da escola e do saber. Ele participa daquilo que a escola oferece e contribui com a sua capacidade naquilo que a escola apresenta para ele, seja um projeto, seja uma apresentação, seja um trabalho de grupo. Todos temos a capacidade de nos incluirmos em algo que por vezes nos parece impossível. 

Que missão difícil essa!

Se pararmos pra pensar, quase que invertemos o jogo. Aqui a escola esta para o aluno e o aluno responde com seu potencial e não a escola determina o que o aluno deve seguir para que o aluno atinja o potencial que a escola determinou.

Verdadeiramente a inclusão é a evolução da sociedade!

Porque meu filho não autista também merece uma escola que garanta esse direito!

De qualquer modo vivemos hoje problemas que podem ser nomeados:

  • A ignorância
  • O preconceito causado pela ignorância
  • O medo causado pela ignorância
  • O desrespeito e descaso causado pelo preconceito

Todos os problemas citados são frutos do não saber: a ignorância.

E é por isso queridos pais que nossa posição é fundamental, nós somos o saber que chegará a escola.

Nós somos o Capitão que irá dizer qual direção nosso navio deve seguir.

E somos nós que devemos exigir que a escola cumpra o papel de educar seus alunos, sem distinção, assim como manda nossa constituição.

Devemos ser os chatos-simpáticos, prontos para uma resposta e prontos para questionar o que se tem feito efetivamente.

Devemos mostrar a todos o que é o autismo.

E juntos, apenas juntos é que vamos nos alimentar dessa força, dessa informação que devemos passar.

Nos respeitando sempre, cada um com sua decisão, mas juntos e certos de que a inclusão começa em nosso lar, com irmãos e primos, na vizinhança, na padaria, no mercado, no restaurante, no parque, no hospital, na escola.

Obrigada.

ADRIANA GODOY

 

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    7 comentários

  1. Bianca
    09/11/2013
    Responder

    Parabéns pela sua determinação, sua força e coragem! Os filhos são espelhos dos pais e por isso o Victor é um vitorioso assim como vocês! Tenho imenso orgulho de fazer parte desta história!

    • autismoprojetointegrar
      14/11/2013
      Responder

      Obrigada, querida Bianca!
      Você faz a diferença!

  2. marcia marinho
    07/03/2014
    Responder

    Simplesmente lindo!!! Esse e o nosso papel enquanto pais de anjos azuis, nao sei se era pra ser assim, mas que seja e que facamos a diferenca nessa sociedade, se temos q ensinar, entao vamos ensinar!!! Orgulho de ser mae de um anjo azul!!!!!!

    • autismoprojetointegrar
      27/03/2014
      Responder

      Obrigada Márcia!
      Acreditando Sempre!

  3. Eliane carneiro de oliveira
    05/04/2014
    Responder

    muito interessante saber que tem mães que lutam contra os preconceitos e acima de tudo aprendemos somos guerreiras.

  4. cildo soares
    08/06/2014
    Responder

    bom dia gostaria de tirar uma dúvida:meu filho estuda em uma escola particular,a escola é obrigada a disponibilizar um acompanhante especializado pra ele?pois na sala só tem a professora

    • autismoprojetointegrar
      09/06/2014
      Responder

      Olá Cildo, esteja bem.
      A escola é obrigada a matricular seu filho e a prover o estudo de forma inclusiva, procurando se informar a cerca do autismo e aplicar o ensino pedagógico ao aluno que nela se matricule, independente de sua especificidade ou dificuldade, de outra forma seria omissão e a omissão não é aceitável. Fundamental que essa inclusão aconteça através de uma parceria entre os pais e a escola. Importante entendermos que a inclusão é uma obrigação social e educacional e que a instituição educacional cumpre o seu dever legal de educar ao pratica-la com ação e verdade.
      Porém o acompanhamento de uma assistente, deverá ser provido pelo pai do estudante. Não existe essa obrigatoriedade na Lei, no que se refere a escola. A escola não pode vincular a matrícula e essa questão. Ela é obrigada a matricula-lo quer tenha acompanhante ou não, mas não é obrigada a ser a responsável financeira nesta contratação.

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