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  • Inclusão Escolar e o Ensino Especializado

Inclusão Escolar e o Ensino Especializado

  • Postado por Projeto Integrar
  • Categorias A escola preparada
  • Data 16/10/2014
  • Comentário 3 comments

É preciso reflexão e atitude nessa questão.

A ideia de que, se você faz inclusão escolar, você deixa de exigir que o Estado cumpra seu papel não proporcionando o aprendizado especializado, é uma condição inaceitável. A inclusão escolar jamais deve eximir o aprendizado especializado, devemos exigir isso, pois  sua eficiência só ocorrerá com informação.

Todos àqueles que defendem a Inclusão Escolar devem ter em mente que para que ela ocorra é preciso conhecimento da Instituição de Ensino a respeito da dificuldade específica de aprendizagem do aluno em questão e interesse por parte das mesmas, assim como dos professores e de todos àqueles que trabalham na instituição de ensino de que a inclusão seja uma verdade e não utopia.

O ensino especializado deve ocorrer sim, deve ser o norte orientador para que o ensino regular obtenha maiores informações, para que possa se orientar em como trabalhar com a inclusão de um aluno com dificuldade ou diferente entendimento sobre o método tradicional de aprendizagem.

O ensino especializado é um direito, assim como o ensino inclusivo. Porém o ensino especializado não deve ser confundido com “escola para crianças especiais”. Especializar-se é estudar e conviver. Essa vivência e experiência pode ser adquirida na escola comum.

A Inclusão Escolar em nosso País, possui imensas dificuldades, assim como a Educação como um TODO e está na primeira fase de implantação, porém políticas públicas e a movimentação da sociedade se tem feito presente para que essa realidade se modifique.

Cada pessoa que defende e acredita na Inclusão Escolar tem um papel fundamental nessa implantação que se resume em ATITUDE.

Não é fácil fazer Inclusão Escolar, é muito duro.

Tanto os pais quanto os educadores inclusivos lutam todos os dias com pré-conceitos, com conceitos, com um falso olhar a respeito do que é o melhor ao aluno, que por vezes tem o objetivo de propiciar o bem estar da Instituição Escolar e não o do aluno, pois mexer na estrutura escolar dá trabalho e poucos têm a coragem e vontade de faze- lo.

Mas muitas Instituições de Ensino têm mudado esse olhar e têm escolhido a “Inclusão Sem Utopias”, e a REALIZA com trabalho diário.

Entendemos que as Instituições de Ensino também devem exigir do Estado seu papel orientador, fazendo valer seus direitos de Instituição que deve ser apoiada e receber orientação nessa transição e modificação do perfil de sociedade segregacionista para inclusiva.

Porém cabe a Instituição Escolar plantar na consciência de cada professor, de cada aluno, de cada pai de aluno, de cada funcionário, que a Inclusão Escolar é a evolução da sociedade e que para que ela se concretize, é necessária uma modificação pessoal de cada um na forma de julgar e de agir com esses alunos e seus familiares.

Todos são importantes, ninguém esta fora do barco.

Um faz diferença na vida desse aluno. Todos fazem diferença na vida desse aluno.

Nós como Pais, com respeito, devemos cobrar sim da Instituição de Ensino essa inclusão, essa especialização e fazer valer os direitos de cidadão de nossos filhos.

Devemos também ser prestativos e saber ouvir as dificuldades que a Instituição de Ensino venha a encontrar, pois as adversidades se farão presentes constantemente.

Se os duelos, Inclusão X Escola, forem constantes, vale repensar, “O que me fez buscar essa escola? Acredito no que aplicam? Luto por mim, ou por meu filho?”. Lembre-se você deve procurar uma escola que você acredita ser boa para seu filho e não matricula-lo naquela que o aceita.

Atualmente há muita discussão e estudo a respeito de Inclusão Escolar, pois incluir não é simples.

O Autismo vem sendo divulgado há poucos anos em nosso País, entretanto, dia a dia, mais e mais se sabe sobre o Autismo.

Atualmente a infância é o primeiro alvo de Inclusão Escolar, porém há uma infinidade de pré-adolescentes, adolescentes e jovens precisando dessa atenção e dessa prática em suas vidas.  E as Instituições de Ensino, que oferecem Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Superior precisam saber trabalhar e inserir o Autista em seu contexto escolar.

As atitudes e conceitos de Inclusão Escolar devem ser uma prática para todas as Instituições Escolares, bem como Faculdades e Universidades.

A sociedade se transforma pela educação.

Meu profundo agradecimento aos professores que plantam capacidade, alegria e respeito em seus alunos.

Adriana Godoy. Autismo Projeto Integrar. 15/10/2014.

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    3 comentários

  1. Tatiana moreira
    16/10/2014
    Responder

    Como podemos encontrar escolas no Rio de Janeiro que estejam preparadas para Inclusão Escolar?

    • autismoprojetointegrar
      21/10/2014
      Responder

      Olá Tatiana, esse é um trabalho de pesquisa pessoal.
      Ainda não temos um sistema ligado as Regionais de Ensino, que possam nos orientar quanto isso. Esse é o ideal de sociedade.
      Porém vale conversar com mães da mesma cidade. Muitas escolas fazem a inclusão de verdade, têm a vontade de que de certo.
      Mais do que um problema moral é proibido por Lei a recusa de matrícula a um aluno especial. Procure Grupo de Pais de sua cidade e troque informações, é muito válido e boas indicações aparecerão.
      Obrigada por seu contato.

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