Orientações pertinentes
Disponibilizaremos sequências de figuras das ações a serem feitas em uma “situação”. Essas imagens devem ser impressas, plastificadas ou protegidas com plástico ou fitas adesivas transparentes e colocadas em locais estratégicos, onde o autista poderá seguir cada passo ao realizar a “ação” proposta.
Fundamental o apoio manual e verbal dos pais ou cuidadores, para a execução da ação proposta.
É necessário que o autista seja ajudado a realizar os movimentos propostos de início para passar a próxima etapa, que é seguir apenas a orientação verbal, até que essa figura seja o guia natural de sua ação. Assim no futuro, com seu amadurecimento, ele poderá realizar as ações sozinho sem o apoio dos desenhos.
Lembramos que toda criança e jovem tem um desenvolvimento único. Portanto não estipule um período (um mês ou um ano) para a aquisição das habilidades propostas, apenas incentive e observe sem pressa e com critério seu desenvolvimento e suas conquistas.
Use da tranquilidade e perseverança.
Talvez ele/ela não responda a esse estímulo de primeira, mas aos poucos perceberá o reforço da imagem no que dizemos, ou as vezes é como se tudo tivesse ficado claro para eles, como se ouvissem pelo olhar.
Importante
- Antes de utilizar o desenho fixo (use velcro para fixa-lo onde quiser), você deve fazer uma leitura do desenho com a criança, o passo a passo, deixe-o observar pegar o desenho e começar a se reconhecer em cada ação. Faça isso quantas vezes forem necessárias.
- Quando for o caso, brinque com a criança e reproduza em você cada passo do desenho e depois ajude manualmente a criança a reproduzir nela cada passo proposto no desenho.
- Caso ache que manter o nome da ação no desenho ainda seja prematuro, você pode passar um corretivo na palavra e manter apenas o número presente no quadro.
- Se achar que os desenhos sugeridos estão divididos em muitos passos recorte àquele passo que julga ser excessivo e cole numa folha a parte todos os passos que preferir em sentido horizontal- da esquerda para direita- e depois plastifique para poder manuseá-lo com a criança.
- No caso do desenho do banho e da escovação dos dentes você pode sugerir uma quantidade de vezes para a criança passar o sabonete ou a escova de dentes, para assim fazer uma limpeza ideal. Por exemplo pode tomar a contagem de 5 vezes para cada ação, então enquanto ele lava as axilas, você conta com ele/ela: Um, Dois, Três, Quatro, Cinco. Para ele/ela adquirir um ritmo na ação e fazer uma boa assepsia.
6 comentários
Olá muito obrigada pelas sugestões, sou professora de uma Sala de Recurso, e trabalho com 5 autistas, cada um com sua especificidade, mas todos com dificuldade para usar o banheiro, vocês poderiam fazer uma sequencia de imagens da utilização do banheiro? Fico muito agradecida.
Olá Maria! Que bom que nosso material e observações poderão ser úteis a você!
Em breve teremos sim o desenho da sequência de utilização do banheiro.
Há alguns anos, utilizamos com nosso filho e o ajudou muito.
Gostaria da sequencia do banho para menino. Como faço?
Veja em nosso ícone Desenhos ou Higiene. Obrigada.
Tenho um aluno de 5 anos e não tenho muito apoio da escola nem da família com o mesmo, gostaria de dicas de como realmente começar a introduzir os conceitos escolares com o mesmo, regras gerais da escola e de comportamento com a escola.
Agradeço desde já.
Oi Jéssica essa não é uma situação fácil, nem tão pouco simples. O envolvimento da família é importante nesse processo. Entender o porquê que esse envolvimento não acontece talvez seja o primeiro caminho. As estratégias conjuntas são fundamentais.
Uma rotina escolar bem organizada e uma antecipação do que irá acontecer já ajuda nesse entendimento da rotina. Dê uma olhada na nossa orientação sobre Noção Temporal e Painel de Ações, acho que ajudará.
Bem vinda.