Os Cachorros Latem
O Desenho Roteirizado Os Cachorros Latem, foi desenvolvido através de nossa experiência pessoal. Victor possui extrema sensibilidade auditiva e os latidos dos cachorros acarretavam nele grande ansiedade, a ponto dele fugir do “barulhos”, para o meio da rua. Sem dúvida um risco a sua segurança e por conseguinte quem estivesse com ele. Em 2018, chegamos a publicar um primeiro modelo desse desenho onde um dos quadros dizia que ele “não precisava colocar as mãos nos ouvidos”, e seguido de outro que dizia que “eu consigo andar com as mãos para baixo e tranquilo”; mas essa negativa no quadro tinha um motivo. Victor também usava protetores auditivos e sua ansiedade ao colocar as mãos nos ouvidos para reforçar sua proteção, não diminuía, mas ele fazia ainda outra coisa, ao tapar os ouvidos, fechava os olhos, chacoalhava a cabeça e corria para a rua em disparada. Na análise de como ajudá-lo e com o auxilio do desenho, ensinamos ele a passar pelos cachorros, andando mais rápido, mantendo atenção à rua. Mas para isso, ele precisava ficar as mãos para baixo, pois ao colocar as mãos nas orelhas não dava certo.
Bem, publicamos o Desenho Roteirizado Os Cachorros Latem dessa forma e embora tenhamos explicado seu uso, a comunidade autista entrou em contato conosco e nos alertou que mesmo com uma contextualização do motivo pelo qual colocamos os quadro de “não tapar os ouvidos”, a imagem poderia orientar de forma errônea a interpretação do desenho. E sem dúvida a comunidade estava correta no alerta. Então conjuntamente com a orientação da comunidade, em nome da Helena, a moça autista que entrou em contato conosco, retiramos o antigo do ar, refizemos o Desenho a ser compartilhado, trazendo uma outra perspectiva na orientação do desenvolvimento de autonomia e compreensão na resolução de um problema, com o roteiro assinado também por ela.
Esse Desenho Roteirizado, foi muito útil ao Victor. Ele continua não gostando dos latidos, mas hoje se protege colocando as mãos nos ouvidos e ficando tranquilo também. Nessa época ele chegou a ter aversão aos cachorros.
Atualmente temos uma linda cachorrinha, ele a ama e ela late que só, ironia da vida mesmo.
Que seja útil para quem precisar.
Saúde e Paz,
Adriana Godoy.