Protocolo do Estado de São Paulo (TEA)
O Governo do Estado de São Paulo, por iniciativa conjunta das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Saúde, elaborou o Protocolo do Estado de São Paulo de Diagnóstico, Tratamento e Encaminhamento de Pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o qual segue em anexo e está sendo distribuído a todas as Unidades de Saúde da Rede Básica.
Trata-se de um primeiro passo para a instituição de uma política mais ampla de assistência à pessoa com TEA. O presente documento pretende difundir, de forma simples, informações de qualidade e atualizadas do conceito do TEA, da importância do diagnóstico precoce bem como das abordagens terapêuticas mais difundidas e validadas mundialmente.
Espera-se que seja um instrumento de informação e norteador das práticas nesta área. Apesar de ter sido escrito inicialmente para os profissionais de saúde, integrantes das equipes multidisciplinares, é um documento que pode ser útil a todos os interessados no tema.
Esperamos que possa ser utilizado como um guia prático para o
cotidiano de sua atividade profissional.
Documento disponível gratuitamente:
Secretaria da Saúde
Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Texto retirado na integra do Protocolo do Estado de São Paulo do Diagnóstico Tratamento e Encaminhamento de Pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), 2014.