Autismo Projeto IntegrarAutismo Projeto Integrar
  • Home
  • Quem somos
    • Sobre o Projeto
    • De Pais para Pais
    • Nossa intenção
    • Nossa motivação
    • Colaboradores
  • Desenhos
    • O que são
    • Como usar
    • Todos os Desenhos
    • :: Higiene
    • :: Comportamento
    • :: Contexto Escolar
    • :: Cotidiano
  • Sobre o Autismo
    • Definições
    • Aspectos legais
    • Tipos de tratamento
    • Outras referências
  • Inclusão
    • APP para celular
    • A escola preparada
    • Atitudes favoráveis
    • Rotina e Noção Temporal
  • Curso EAD
    • Sobre o curso EAD
    • Aula 1
    • Aula 2
    • Aula 3
    • Aula 4
    • Aula 5
  • Blog
    • Últimos posts
    • Notícias
    • Autismo e música
    • Dia 2 de abril
    • Vídeos e Palestras
  • Fale conosco
  • Home
  • Quem somos
    • Sobre o Projeto
    • De Pais para Pais
    • Nossa intenção
    • Nossa motivação
    • Colaboradores
  • Desenhos
    • O que são
    • Como usar
    • Todos os Desenhos
    • :: Higiene
    • :: Comportamento
    • :: Contexto Escolar
    • :: Cotidiano
  • Sobre o Autismo
    • Definições
    • Aspectos legais
    • Tipos de tratamento
    • Outras referências
  • Inclusão
    • APP para celular
    • A escola preparada
    • Atitudes favoráveis
    • Rotina e Noção Temporal
  • Curso EAD
    • Sobre o curso EAD
    • Aula 1
    • Aula 2
    • Aula 3
    • Aula 4
    • Aula 5
  • Blog
    • Últimos posts
    • Notícias
    • Autismo e música
    • Dia 2 de abril
    • Vídeos e Palestras
  • Fale conosco

Dia 2 de abril

  • Home
  • Dia 2 de abril
  • Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

  • Postado por Projeto Integrar
  • Categorias Dia 2 de abril
  • Data 12/02/2014
  • Comentário 9 comments

Abaixo o texto que escrevi para minha página pessoal no Facebook,  em 02 de abril de 2013, por ocasião do Dia Mundial de Conscientização do Autismo.


Hoje, dia 02 de abril é o dia mundial de conscientização do autismo. 

Sim, e daí?  O que isso quer dizer?  E porque que eu preciso ter essa conscientização? 

… O que será o autismo? 

” – Ah já sei, é que nem a história que eu vi naquele filme… o garotinho que não falava com ninguém e ficava fazendo coisas esquisitas com as mãos e sons estranhos… Ah!!! Ele também fica indo pra frente e pra traz com o corpo…bem estranho isso… e porque isso tudo é tão importante, porque o Cristo Redentor vai estar azul amanhã? O Monumento das Bandeiras em São Paulo? O Prédio do Senado, em Brasília? O Elevador Lacerda na Bahia, O Teatro Amazonas, em Manaus? O Empire State Building, em Nova York e o Big Ben, em Londres?
Será? 
Até o tal relojão!?!?!?
Isso é possível? 
O que é? Um tipo de movimentação mundial mesmo? 
Não estão exagerando? 
Só vi uma criança dessas no filme e olha que foi lá atrás, faz tempo….”

Hoje, nos Estados Unidos, estima-se que uma em cada 88 crianças é diagnosticada com autismo, fazendo com que seja mais comum que o câncer infantil, o diabetes juvenil e a AIDS pediátrica juntos. No Brasil ainda não se conhece essa estatística, acredita-se que existam dois milhões de autistas em nosso país, atualmente o autismo é visto como um problema de saúde pública. 

A saber: o Autismo é um distúrbio do desenvolvimento do sistema nervoso que afeta o relacionamento daqueles que têm autismo com as outras pessoas e com o mundo ao seu redor. 

Os Tipos de Transtornos do Espectro Autista são, classificados de acordo com o  grau de comprometimento:
– Autismo Clássico, apresenta como características principais um prejuízo na interação social e na comunicação e restrição de comportamento, interesses e atividades;
– Síndrome de Asperger, que se diferencia do autismo clássico por não apresentar atraso no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem;
– Autismo Atípico, que se diferencia do autismo clássico por manifestarem-se tardiamente, após os três anos de idade, e por não preencher todos os seus critérios diagnósticos.

Dentre os diversos Sintomas do Autismo, os principais incluem distúrbios no desenvolvimento das habilidades sociais, habilidades linguísticas e alterações nas funções sensoriais.

São alterações na qualidade da interação social, na qualidade da comunicação, o autista possui um repertório de interesse e atividade restrito, estereotipado e repetitivo, que afeta todo o funcionamento dele ou dela, o tempo todo.

O tempo todo, o tempo todo, o tempo todo, o tempo todo, o tempo todo…

… Então, a partir daí, começamos a entender o mundo e a maneira que vivemos sobre outro aspecto, outra visão e outros valores se constroem, valores mais sólidos, éticos, respeitosos ao próximo, o comprometimento com a inclusão de nosso filho no mundo, e a pergunta que nunca sai de nossa cabeça… e quando eu for embora, ele já saberá se cuidar sozinho?

Ele será respeitado?

Terá seus direitos garantidos?

Eu acredito que sim… lutarei por isso!

Hoje, o mundo, as pessoas, sabem olhar o que não é o comum sem repúdio?

Ainda não, mas eu acredito na humanidade. 

Também, vivemos a era do não é problema meu, porque eu quero mesmo é ter meu “superisso” na garagem e minha “superaquilo” no armário… mas isso também não é  errado…

Até que um dia se vivencia outra história ou movimentos mundiais como esse começam a cutucar nossos pensamentos… e percebemos que de repente podemos nos deparar e ter que conviver com um autista, que pode ser o filho de um vizinho, um sobrinho, o coleguinha da escola do meu filho, aquele cara esquisito que mora no 3º andar do meu prédio…. o meu filho.

Você que de repente não tem o menor motivo para se interessar por esse assunto, olhe ao lado e conhecerá uma realidade mais próxima do que imagina… Uma realidade que muitos pais e familiares vivem… E assim, como hoje, o Deficiente Físico começa a ser tratado como igual, a pessoa com Síndrome de Down começa a ser inserida respeitosamente em nossas vidas, o Autista um dia também será respeitado e isso também depende de você!

Obrigada por sua leitura, 
Adriana Godoy, mãe de um autista.

  • Compartilhar:
Projeto Integrar

Artigo anterior

Autismo em série do National Geographic
12/02/2014

Artigo seguinte

Porquê desenhos sobre comportamento
12 agosto, 2014

Você também pode gostar

  • Autismo Projeto Integrar participa de exposição em Miami
    23 abril, 2018

    9 comentários

  1. marcos de brito
    14/02/2014
    Responder

    adiana moro no interior de pernambuco passo por todas essas dificuldade mais nunca vou para de lutar pela a inclusão de meu filho Emanuel 3 anos

    • autismoprojetointegrar
      15/02/2014
      Responder

      Olá Marcos!
      Sem dúvida encontrará muitas dificuldades, mas as conquistas serão muito gratificantes, acredito que juntos temos mais força.

  2. Alexandra Prado
    24/02/2014
    Responder

    Que dificuldades nós passamos! Começa pelos profissionais de saúde que não estão preparados para o diagnostico, o DSM que vive mudando, os professores que não sabem lidar com a criança, as informações truncadas que recebemos, entre outras coisas. Por outro lado, nós somos privilegiados por poder assistir de perto o desenvolvimento dos nossos pequenos e ver o mundo com olhos diferentes.

  3. luis
    26/02/2014
    Responder

    Ola Adriana , boa tarde !

    achei ótimo as palavras colocadas para fora em seu texto !
    Vivo uma angustia constante …… principalmente com a questão ” e quando eu não estiver mais aqui ?” que peso !……. massssssss eu não desisto não , estamos aprendendo para poder ajudar nosso filho Gael , as dificuldades são grandes ,o acesso a terapias , tratamento , consultas medicas e ainda é tudo muito novo para o nosso conhecimento para poder ajuda-lo .Estamos na mesma estrada e o que for possível para ajuda-los conte conosco!

    Luis

    • autismoprojetointegrar
      26/02/2014
      Responder

      Olá Luis, obrigada.
      Juntos somos cada vez mais fortes.
      Espero que nosso site possa auxilia-los.
      O melhor a vocês…

  4. silvana sorato
    28/03/2014
    Responder

    Oi meu nome é silvana tenho um filho de 04 anos que foi recentemente diagnosticado com autista o nome dele é Lucas, tudo é novo e complexo pra mim, mas, estou procurando me informar o máximo possível, ainda é angustiante, as vezes ,ele tem umas crises nervosas, chora muito, fica extremamente nervoso, agressivo, fico perdida , não sei o que eu faço,mas, vou lutar, vou aprender, vou ter paciencia , sabedoria e serenidade para aceitar e conduzir nossas vidas, obrigado pelo seu empenho nesta jornada, unidos somos mais que vencedores.bj

    • autismoprojetointegrar
      31/03/2014
      Responder

      Ola Silvana! Juntos somos mais fortes, também acreditamos nisso! Por esse motivo fizemos o site. Logo compreendera melhor seu filho e a forma com que ele se comunica, segue com otimismo e trabalha confiante.
      Obrigada pelas palavras.

  5. Taynara
    27/10/2014
    Responder

    Olá, sou estudante do 6º periodo de psicologia, e tenho grande interesse em trabalhar em prol do desenvolvimento dessas crianças. Me disponibilizo para estagio voluntario, caso tenham interesse. Vcs tem projeto em Goânia?
    tay_nara_@hotmail.com
    62 82683286 cel e watt

    • autismoprojetointegrar
      18/11/2014
      Responder

      Olá Nara, obrigada por seu contato.
      Ainda não possuímos espaço para estágio.
      A princípio o Autismo Projeto Integrar oferece informação com base em experiências pessoais e com resultados positivos. Assim como conceitos inclusivos que defendemos.
      Mas será uma grande alegria te-la como parceira no futuro.

Deixe uma mensagem Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclusão escolar

STF e a decisão sobre a obrigatoriedade da garantia do Profissional de Apoio ou Professor Auxiliar
27nov2018
Autismo: “Goela abaixo da Educação”
09maio2018
Crianças autistas são mais criativas, mesmo sem estrutura escolar adequada
29set2017
Inclusão escolar: porque devemos falar sobre isso
21set2017
A Nova Escola: como sair do papel e do conceito?
10mar2017

Últimos posts

STF e a decisão sobre a obrigatoriedade da garantia do Profissional de Apoio ou Professor Auxiliar
27nov2018
Autismo: “Goela abaixo da Educação”
09maio2018
Autismo Projeto Integrar participa de exposição em Miami
23abr2018
Campanha Venha Morar Nesse Azul 2018
02abr2018
Crianças autistas são mais criativas, mesmo sem estrutura escolar adequada
29set2017

Seja um Colaborador

Prezado leitor, você ou sua instituição utiliza nossos desenhos? Você os recomendaria aos seus colegas ou às pessoas que você assiste?

Entre em contato pelo e-mail integrarprojeto@gmail.com e torne-se um "Colaborador Espontâneo", validando o nosso trabalho.

© 2017 Autismo Projeto Integrar