Como usar a Agenda Semanal

A compreensão de tempo e sua organização, não é algo simples. Como utilizar seu tempo e lidar com imprevistos, não raro, é um problema para alguns, inclusive para pessoas com TEA.

Em nosso dia a dia lidamos com essa organização de maneira mais usual. Mesmo quando algo não sai como o planejado conseguimos remanejar os imprevistos de maneira mais arrojada. Muitos de nós também, decoram muito fácil seus compromissos semanais, outros ao contrário, olham diariamente seus compromissos.

Para a pessoa com autismo esse não é um aprendizado fácil e nem é adquirido naturalmente. Exige-se orientação por parte de quem cuida desse indivíduo. Existe sim, uma dificuldade nessa questão de organização, o que gera muita ansiedade, principalmente quando essa organização não esta clara para eles.

Por isso precisamos ajuda-los na organização de seu dia, de suas atividades, com dicas simples para nós, mas que fazem toda diferença para eles, como:  “agora você irá brincar, depois almoçar, depois ir a escola”.

Temos que pensar de trás para frente ao ensina-los: para que aceitem modificações, primeiro precisam ter determinado o que iria acontecer, para que depois possam compreender que as vezes as coisas não saem como planejamos e que mesmo que isso aconteça, podemos remanejar os acontecimentos.

Deixar a pessoa com TEA sem saber o que vai fazer é deixa-los mentalmente desorganizados e presos ao excesso de estímulos sensoriais que eles recebem.

Nesse sentido a agenda semanal exerce um papel muito importante para esse aprendizado.

A agenda semanal organiza a vida diária da pessoa com TEA, assim como fazemos ao organizarmos nossa vida. E a organização é a segurança deles.

Essa estrutura de organização ainda os ajuda a aceitarem aquilo que não gostam muito, mas é necessário fazer, assim como também os conforta visualizando que algo que gostam esta na sua rotina.

PRODUZINDO NOSSA AGENDA SEMANAL- Recomendações favoráveis

A produção dessa agenda depende exclusivamente de ilustrarmos ou escrevermos quais compromissos a criança ou o adolescente terá durante sua semana, assim como, muitos de nós pais, fazemos para organizarmos nossa vida diária. Na escola isso será feito através da agenda semanal de aulas.

A agenda semanal usará figuras/palavras. Essas figuras/palavras, devem mostrar os acontecimentos de rotina da semana, tais como: escola, terapia, parque,  almoço, jantar, dividido em manhã, tarde e noite. Também de alguns dos acontecimentos importantes da semana inteira, como um médico ou aniversário (festinha) de alguém.

Devemos colocar um espaço onde diremos qual mês e ano nós estamos, ajudando assim o entendimento de época/tempo. Podemos colocar também uma coluna sobre o tempo: frio, calor, chuva (para que compreenda melhor o porque de vestir um casaco ou colocar um short, já que muitos não suportam casacos ou roupas curtas).

QUANDO APRESENTAR SUA AGENDA?

A melhor forma de organização é o planejamento, e o planejamento exige antecipação. Sendo assim, no inicio da semana podemos conversar sobre as atividades que terão. Nesse momento a agenda pode ser apresentada.

Nossa sugestão: Todo domingo a noite montamos a agenda da semana com a criança. Deixe os desenhos/palavras numa bolsa que a criança tenha acesso e juntos coloquem as ações que ela irá realizar naquela semana na lacuna correspondente.  Durante a semana lemos a agenda sempre no início do dia que se encontram (segunda, terça) e verificam juntos as atividades desse dia. Lembre-se que mesmo que sua criança não seja verbal, não significa que ela não entenda.

Uma dica: se esse individuo não tem total compreensão de toda essa estrutura, você deve simplificar o visual da sua agenda, elegendo as principais atividades nas lacunas, deixando apenas os dias da semana, sem as outras referencias: mês, dia, ano, temperatura. Essas deverão ser inseridas gradativamente.

A atividade que requer preparação maior, como uma festa, viagem, médico, deverá ser lembrada, inclusive seu comportamento, se necessário, por exemplo: “Vamos ao médico na quinta, daqui a três dias (conte com ele os dias na agenda) e você “Luiz” , vai ficar calmo, vai ajudar o médico”, ou “o médico precisará ver o seu corpo, apertar sua barriga…” coisas que o ajudem a se sentir seguro, dando uma previsão dos acontecimentos e reforçando seu controle emocional ou expectativas.

Cinco ou seis figuras do que seu filho vai fazer durante o dia estarão divididas em manhã, tarde e noite: tomar café da manhã; brincar; ler um livro;  almoçar; tomar banho; ir a escola; fazer esporte; jantar; fazer lição; computador; playstation; passear; ir ao parquinho;  ir a terapia; ir ao médico; ir ao dentista; hora de buscar o irmão na escola. Coisas de sua rotina.

No final do dia relembramos com ele o que foi feito e mostramos o dia seguinte. Isso é muito importante pois assim o ajudamos a aprender a recontar aquilo que aconteceu com ele e a se organizar para o que virá.

Recontar o seu dia é uma tarefa dificílima para muitas pessoas com TEA. Nesse sentido a agenda é uma ferramenta de apoio espetacular. O ajuda a fazer algo que é muito esforçoso para ele. Com o passar do tempo essa habilidade vai se aprimorando. No que diz respeito a autonomia isso é fundamental. Pense que quando seu filho for jovem, ele poderá lhe contar como foi seu dia na escola, na rua, no trabalho. Certamente nos sentiremos seguros em o ajudarmos a crescer sem estarmos o tempo todo ao lado, os protegendo da vida.

Uma dica importante que recebi para ajuda-los a não ficar tão rígidos em sua rotina é colocarmos algumas surpresas em seu dia a dia, escolha fazer isso, num dia em que você se sinta pronto para essa proposta, pois o autista pode não corresponder a sua expectativa de inicio, mas posteriormente se adaptará ao imprevisto.

Por exemplo num dia em que a noite normalmente fariam algo determinado, como, jantar na casa da avó, vocês façam outra coisa: ir ao mercado (só cuide para que ele não esteja com fome, senão irritação na certa!), ir tomar sorvete na padaria… simplicidades do cotidiano, lembrando que isso faz muita diferença para eles, além de inseri-los no contexto social em que vivemos e que por vezes eles relutam.

Para facilitar esse exercício, use o Painel de Ações que exemplificamos, como complemento, assim o ajudará a se organizar e aceitar melhor a modificação.

Uma atitude que eu gostaria de compartilhar com vocês: Desde de 2014, meu filho com 11 anos (hoje 2017, 14 anos), decidi leva-lo a todo lugar que eu fosse, banco, mercado, farmácia, padaria…, como não dirijo utilizo muito o transporte público, no começo deu muito trabalho… mas agora está fácil, ele se mostra meu companheiro nessas tarefas e me ajuda com tudo, dentro e fora de casa… e assim quando for mais velho nada será novo… lembrem-se o aprendizado da vida é diferente para eles, quanto antes o inserirmos, mais seguros e preparados estarão no futuro.

A construção do futuro começa hoje, podemos fazer isso!

MONTANDO SUA AGENDA

Sua agenda pode ser grande (cartolina) ou pequena (tamanho A4, da folha sulfite, ou tablet).

Para a agenda grande damos um exemplo, que pode ser aplicado a tamanho menor.

Pegue a cartolina, monte a tabela da agenda (molde da agenda abaixo) cole num papelão e envolva com papel contact ou com durex transparente largo. Pegue 1m de fita velcro, já com cola (comprar em loja de material de construção ou armarinho) recorte pequenos pedaços de velcro para coloca-los dentro de cada quadrinho da agenda, após plastifica-la. A parte oposta do velcro vai nas figuras que destacaremos.

As datas do mês deverão ser recortadas também, sempre no padrão: cartolina + papelão; plastifique data por data, com papel contact/durex e coloque o velcro atrás, da trabalho mas não é impossível.

A cada semana coloque a data correspondente a semana que estão.

No modelo de agenda que damos abaixo as datas de 8 a 31, são datas que serão inseridas ao lado do dia da semana. Conforme os dias vão passando, põe-se uma data, retira-se outra.

Tendo todo o material devemos levar em torno de 1h e 30min para fazer a agenda na cartolina e produzir as datas envolvidas por papel contact e velcro.

Para a agenda de tamanho menor você pode plastificar. Você encontra esse serviço facilmente em papelarias ou locais de impressão. Faça sua agenda no computador ou a mão, bem bonito! E Plastifique, tudo! A agenda e as atividades, coloque o velcro como dito acima e pronto!

Força, mãos a obra, vale muito!

MOLDE AGENDA SEMANAL

Modelo de calendario semanal

Que seja útil para vocês como é para nós, Adriana Godoy!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *