Aula 2 – Por onde começar (parte I)
Olá, seja bem-vinda, seja bem-vindo!
Na Aula 1 (MÓDULO A) você entendeu o que é um Desenho Roteirizado e como ele pode ser importante ferramenta de apoio com para a pessoa com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Entramos agora no MÓDULO B – POR ONDE COMEÇAR, que está dividido em duas aulas.
Nesta aula, Adriana Godoy, coordenadora do Autismo Projeto Integrar, apresenta os primeiros desenhos que fez para seu filho, explicando as motivações e os detalhes de sua construção.
Você observará que esses desenhos iniciais, embora muito simples, atenderam aos objetivos que ela se propôs. Em diversos momentos, os desenhos ajudaram seu filho a superar importantes desafios de aprendizagem de atividades de vida diária (AVDs).
Esperamos que, a partir desses exemplos, você também se sinta inspirado a começar a produzir seus próprios Desenhos Roteirizados para a pessoa com TEA com quem convive.
DESCRIÇÃO GERAL
Nome do curso:
Como elaborar Desenhos Roteirizados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Objetivo do curso:
Capacitar familiares e outros interessados a produzir Desenhos Roteirizados adequados à pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) com quem convivem.
Título da Aula:
Aula 2 (Módulo B): Por onde começar – parte I
Objetivos educacionais desta aula:
- Conhecer, por meio de exemplos práticos, os primeiros passos que Adriana Godoy e Neimer Gianvechio percorreram na elaboração da técnica de Desenhos Roteirizados.
- Compreender, de forma preliminar, dois aspectos essenciais dessa técnica:
SIMPLICIDADE e OBJETIVIDADE no momento de desenhar e escolher as palavras que irão compor o Desenho Roteirizado.
IDENTIDADE entre o que a criança lê no Desenho Roteirizado e as situações em que ela vive no cotidiano
- Estimular os alunos a iniciar produção de um Desenho Roteirizado, a partir da escolha de um tema que seja relevante para a pessoa com TEA com quem convive.
Metodologia de Aprendizagem (passo a passo):
- Assista à videoaula indicada abaixo.
- Baixe o material de apoio em PDF, com conteúdos e links complementares – LINK
- Responda às perguntas de múltipla escolha da avaliação (isso vai ajudar a você a reforçar seu aprendizado) – LINK
- Converse conosco na área de comentários abaixo.
Observação:
Esta aula está sendo disponibilizada de forma gratuita por tempo limitado.
VIDEOAULA 2
EXPEDIENTE
- PROJETO: “Usando Desenhos Roteirizados para assegurar aos autistas autonomia e aprendizado”.
- COORDENAÇÃO GERAL: Adriana Godoy e Neimer Gianvechio
- PRODUÇÃO: OLHAR CIDADÃO Estratégias para o Desenvolvimento Humano – link
- EQUIPE: Marcelo Nonato (coord.), André Luiz Monteiro, Clara Nonato, Eni Monteiro, Fátima Falcão, Luciana Borges, Mariana Rodrigues, Rodrigo Bueno e Tânia Parreira.
- DESENVOLVIMENTO WEB: SobreApps – link
- PATROCÍNIO: Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADESAMPA) / Edital Vai Tec – 1ª edição – link
- AGRADECIMENTOS ESPECIAIS: Dra. Joana Teixeira Portolese Pascalicchio (Instituto Pensi), Marcela Godoy (roteirista) e Octavio Cariello (ilustrador).
Assista a Aula anterior clicando AQUI
Assista a próxima Aula, clicando AQUI