Aula 5 – Como elaborar um ROTEIRO (parte II)
Olá, seja bem-vinda, seja bem-vindo!
Estamos na segunda parte do MÓDULO C – Técnicas básicas de ROTEIRO, que compreende 2 videoaulas.
Na primeira, Marcela Godoy, escritora e roteirista, continua a explicar como criar roteiros para Desenhos Roteirizados (ver a aula anterior aqui), destacando a importância da semelhança entre o personagem principal e a pessoa com TEA e outros aspectos relacionados à forma e estrutura, como o reforço positivo final.
Nesta segunda videoaula do Módulo, Adriana Godoy, coordenadora do Autismo Projeto Integrar, exemplifica o processo de criação de roteiros para Desenhos Roteirizados, a partir do desenho “Os cachorros latem“.
Importante você saber que ROTEIRO é conjunto detalhado de instruções para elaboração de conteúdos de um trabalho intelectual, como um filme, uma animação ou uma história em quadrinhos. É um instrumento que os autores se utilizam para caracterizar os personagens de uma história e para planejar o enredo e as cenas que o compõem. No nosso caso, utilizamos técnicas específicas de elaboração de roteiros para histórias em quadrinhos, adaptadas à realidade das pessoas com TEA. Esse tipo de roteiro deve conter instruções para elaboração de textos e desenhos, conforme explica Marcela no vídeo.
Com este curso, queremos que você se inspire e se sinta capaz de elaborar seus próprios Desenhos Roteirizados para as pessoas com TEA com quem convive!
DESCRIÇÃO GERAL
Nome do curso:
Como elaborar Desenhos Roteirizados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Objetivo do curso:
Capacitar familiares e outros interessados a produzir Desenhos Roteirizados adequados à pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) com quem convivem.
Título da Aula:
Aula 4 (Módulo C): Como elaborar um roteiro – parte II
Objetivos educacionais desta aula:
Estudar aspectos técnicos sobre a construção de roteiros para produção de Desenhos Roteirizados, com narração da escritora e roteirista Marcela Godoy (1ª parte) e de Adriana Godoy (2ªparte).
Metodologia de Aprendizagem (passo a passo):
- Assista à videoaula indicada abaixo.
- Baixe o material de apoio em PDF, com conteúdos e links complementares – LINK
- Converse conosco na área de comentários abaixo.
Observação:
Esta aula está sendo disponibilizada de forma gratuita por tempo limitado.
VIDEOAULA 5 (parte 1)
VIDEOAULA 5 (parte 2)
EXPEDIENTE
- PROJETO: “Usando Desenhos Roteirizados para assegurar aos autistas autonomia e aprendizado”.
- COORDENAÇÃO GERAL: Adriana Godoy e Neimer Gianvechio
- PRODUÇÃO: OLHAR CIDADÃO Estratégias para o Desenvolvimento Humano – link
- EQUIPE: Marcelo Nonato (coord.), André Luiz Monteiro, Clara Nonato, Eni Monteiro, Fátima Falcão, Luciana Borges, Mariana Rodrigues, Rodrigo Bueno e Tânia Parreira.
- DESENVOLVIMENTO WEB: SobreApps – link
- PATROCÍNIO: Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADESAMPA) / Edital Vai Tec – 1ª edição – link
- AGRADECIMENTOS ESPECIAIS: Dra. Joana Teixeira Portolese Pascalicchio (Instituto Pensi), Marcela Godoy (roteirista) e Octavio Cariello (ilustrador).
Assista a aula anterior clicando AQUI