Autismo Projeto IntegrarAutismo Projeto Integrar
  • Home
  • Quem somos
    • Sobre o Projeto
    • De Pais para Pais
    • Nossa intenção
    • Nossa motivação
    • Colaboradores
  • Desenhos
    • O que são
    • Como usar
    • Todos os Desenhos
    • :: Saúde
    • :: Higiene
    • :: Comportamento
    • :: Contexto Escolar
    • :: Cotidiano
  • Sobre o Autismo
    • Definições
    • Aspectos legais
    • Tipos de tratamento
    • Outras referências
  • Inclusão
    • APP para celular
    • A escola preparada
    • Atitudes favoráveis
    • Rotina e Noção Temporal
  • Curso EAD
    • Sobre o curso EAD
    • Aula 1
    • Aula 2
    • Aula 3
    • Aula 4
    • Aula 5
  • Blog
    • Últimos posts
    • Notícias
    • Autismo e música
    • Dia 2 de abril
    • Vídeos e Palestras
  • Fale conosco
  • Home
  • Quem somos
    • Sobre o Projeto
    • De Pais para Pais
    • Nossa intenção
    • Nossa motivação
    • Colaboradores
  • Desenhos
    • O que são
    • Como usar
    • Todos os Desenhos
    • :: Saúde
    • :: Higiene
    • :: Comportamento
    • :: Contexto Escolar
    • :: Cotidiano
  • Sobre o Autismo
    • Definições
    • Aspectos legais
    • Tipos de tratamento
    • Outras referências
  • Inclusão
    • APP para celular
    • A escola preparada
    • Atitudes favoráveis
    • Rotina e Noção Temporal
  • Curso EAD
    • Sobre o curso EAD
    • Aula 1
    • Aula 2
    • Aula 3
    • Aula 4
    • Aula 5
  • Blog
    • Últimos posts
    • Notícias
    • Autismo e música
    • Dia 2 de abril
    • Vídeos e Palestras
  • Fale conosco

Curso EAD

  • Home
  • Curso EAD
  • Aula 4 – Como elaborar um ROTEIRO (parte I)

Aula 4 – Como elaborar um ROTEIRO (parte I)

  • Postado por Adriana Godoy
  • Categorias Curso EAD
  • Data 30/11/2016
  • Comentário 0 comentários

Olá, seja bem-vinda, seja bem-vindo!

Estamos na primeira parte do MÓDULO C – Técnicas básicas de ROTEIRO.

Nesta aula, Marcela Godoy, escritora e roteirista, explica como criar roteiros para Desenhos Roteirizados, destacando a importância da semelhança entre o personagem principal e a pessoa com TEA e outros aspectos relacionados à forma e estrutura, como o reforço positivo final.

ROTEIRO é conjunto detalhado de instruções para elaboração de conteúdos de um trabalho intelectual, como um filme, uma animação ou uma história em quadrinhos. É um instrumento que os autores se utilizam para caracterizar os personagens de uma história e para planejar o enredo e as cenas que o compõem.

No nosso caso, utilizamos técnicas específicas de elaboração de roteiros para histórias em quadrinhos, adaptadas à realidade das pessoas com TEA. Esse tipo de roteiro deve conter instruções para elaboração de textos e desenhos, conforme explica Marcela no vídeo.

Com este curso, queremos que você se inspire e se sinta capaz de elaborar seus próprios Desenhos Roteirizados para as pessoas com TEA com quem convive!

 


DESCRIÇÃO GERAL

Nome do curso:

Como elaborar Desenhos Roteirizados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Objetivo do curso:

Capacitar familiares e outros interessados a produzir Desenhos Roteirizados adequados à pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) com quem convivem.

Título da Aula:

Aula 4 (Módulo C): Como elaborar um roteiro – parte I

Objetivos educacionais desta aula:

Estudar aspectos técnicos sobre a construção de roteiros para produção de Desenhos Roteirizados, com narração da escritora e roteirista Marcela Godoy.

Metodologia de Aprendizagem (passo a passo):

  • Assista à videoaula indicada abaixo.
  • Baixe o material de apoio em PDF, com conteúdos e links complementares – LINK
  • Converse conosco na área de comentários abaixo.

Observação:

Esta aula está sendo disponibilizada de forma gratuita por tempo limitado.

 


VIDEOAULA 4

 


EXPEDIENTE

  • PROJETO: “Usando Desenhos Roteirizados para assegurar aos autistas autonomia e aprendizado”.
  • COORDENAÇÃO GERAL: Adriana Godoy e Neimer Gianvechio
  • PRODUÇÃO: OLHAR CIDADÃO Estratégias para o Desenvolvimento Humano – link
  • EQUIPE: Marcelo Nonato (coord.), André Luiz Monteiro, Clara Nonato, Eni Monteiro, Fátima Falcão, Luciana Borges, Mariana Rodrigues, Rodrigo Bueno e Tânia Parreira.
  • DESENVOLVIMENTO WEB: SobreApps – link
  • PATROCÍNIO: Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADESAMPA) /  Edital Vai Tec – 1ª edição – link
  • AGRADECIMENTOS ESPECIAIS: Dra. Joana Teixeira Portolese Pascalicchio (Instituto Pensi), Marcela Godoy (roteirista) e Octavio Cariello (ilustrador).

 


Assista a Aula anterior clicando AQUI

Assista a próxima Aula, clicando AQUI

  • Compartilhar:
Adriana Godoy

Artigo anterior

Aula 3 – Por onde começar (parte II)
30/11/2016

Artigo seguinte

Aula 5 - Como elaborar um ROTEIRO (parte II)
1 dezembro, 2016

Deixe uma mensagem Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclusão escolar

Parecer 50/2023 do CNE, porquê sou contra.
27jul2024
A inclusão escolar é preparação para vida e ela necessita compromisso da escola e comunidade
22set2021
O Decreto da Exclusão e a Luta da Pessoa Autista na garantia de seus direitos históricamente violados.
22set2021
Educação Inclusiva; Educação Especializada na Perspectiva da Educação Inclusiva e a Flexibilização de Conteúdo.
27fev2021
STF e a decisão sobre a obrigatoriedade da garantia do Profissional de Apoio ou Professor Auxiliar
27nov2018

Últimos posts

Desenhos Roteirizados para realização de exames de saúde
01abr2025
Parecer 50/2023 do CNE, porquê sou contra.
27jul2024
Exames Médicos- procedimentos
29out2023
Uso do absorvente
29out2023
A inclusão escolar é preparação para vida e ela necessita compromisso da escola e comunidade
22set2021

Seja um Colaborador

Prezado leitor, você ou sua instituição utiliza nossos desenhos? Você os recomendaria aos seus colegas ou às pessoas que você assiste?

Entre em contato pelo e-mail integrarprojeto@gmail.com e torne-se um "Colaborador Espontâneo", validando o nosso trabalho.

© 2025 Autismo Projeto Integrar